O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

                              As queimadas e a preservação do meio ambiente


 A prática das queimadas correspondem a uma das técnicas agrícolas mais primitivas da história do homem. No Brasil, os primeiros registros dessa prática, foi no período colonial. Com isso, os agricultores se viram atraídos pelo baixo custo e rapidez oferecido pelo procedimento, que era utilizado para retirada da cobertura vegetal original do solo antes do plantio e formação de pastagem.
 Portanto, há dois tipos de queimadas que ocorrem nas matas e florestas de algumas partes do planeta: os incêndios por causas antrópicas, como a queimada de canaviáis, para facilitar a extração da cana-de-açúcar, extração de árvores, preparo do solo e pastagem. E os incêndios naturais, comumente nas regiões mais quentes e secas. Na Austrália, em 2019, segundo o site g1.com, foi alegado que o gatilho do braseiro nas florestas australianas, foi o descarte inadequado de bituca de cigarro, jogada próximo da vegetação.
 Em suma, esses acidentes são extremamente prejudiciáis à saúde, à sobrevivência da flora e principalmente da fauna que habita regiões florestais. Consequência disso, o fato do aumento de casos por doenças respiratórias e a diminuição da biodiversidade será garantido, e poderá piorar se o impasse não for solucionado. Desse modo, muitas espécies entrarão em colápso, fugindo do fogo e invadindo as cidades, e as espécies com menor número populacional, poderá ser extintas futuramente.
 Com o propósito de erradicar essa prática, cabe ao Poder Legislativo revigorar as leis que diz respeito à crimes ambientais e queimadas ilegais, decretando pena justa ao criminoso, e multando severamente empresas que também utilizam da prática. Vale mencionar, o sensato pensamento do filósofo Pitágoras em relação à sociedade, "educar quando criança, para que não seja necessário punir quando adulto", nesse contexto, a intervenção do Ministério da Educação na grade curricular das escolas, implantando a educação ambiental como matéria didática, terá positivos efeitos ao ensinar os alunos a imensa importância do ecossistema para o planeta, e principamente, como devemos respeitá-lo, optando sempre por práticas sustentáveis, como os sistemas agroflorestais e o sistema de plantio direto.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!