ENTRAR NA PLATAFORMA
As queimadas e a preservação do meio-ambiente

       Ao contrário do que se imagina, os desafios de se controlar as queimadas no Brasil não é um problema atual. Desde a chegada dos primeiros colonos no litoral brasileiro, passando pela economia açucareira no século XVII, a prática de atear fogo em florestas e lavouras sempre esteve presente em nossa sociedade. Assim sendo, observa-se hoje que o elevado crescimento de queimadas criminosas no país, além de provocar a incidência de doenças respiratórias, como bronquite e asma, está diretamente relacionado com a diminuição da fauna e da flora, visto que agricultores e pecuaristas utilizam dessa prática para o cultivo de soja e a criação de gado, respectivamente.


 



       De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo, em outubro de 2019, estima-se que a conflagração no território brasileiro aumentou 30% em relação ao ano anterior, ou seja, mesmo após as inúmeras campanhas de conscientização social transmitidas pelos veículos telecomunicativos sobre os diversos problemas desencadeados pelos incêndios criminosos, essa prática aumentou drasticamente. Dessa forma, pode-se dizer que tal acontecimento decorre da ineficiência do Governo Federal em elaborar políticas de segurança pública que tenham como principal objetivo amenizar a ocorrência das ações antrópicas predatórias na natureza, visto que a manutenção de um ecossistema saudável e equilibrado esta diretamente relacionado com a melhora da qualidade de vida dos indivíduos pois, preservando a fauna e a flora, é possível diminuir a ocorrência de enfermidades ocasionadas pela obstrução das vias respiratórias. Sendo assim, torna-se necessário medidas protetivas de urgência, como a ampliação dos agentes das forças de segurança pública em regiões estratégicas, dado que o pequeno número de agentes fiscalizadores – no atual momento em que o país se encontra- não é capaz de atender toda a demanda nacional.


 



       Além do mais, outro fator que dialoga com essa triste realidade refere-se à quantidade de hectares desmatados e, posteriormente queimados, utilizados para a agricultura e a pecuária. Um exemplo claro desse retrocesso social aconteceu no estado do Pará, em que o Ministério Público local abriu um inquérito para investigar fazendeiros acusados de financiar grupos criminosos para atearem fogo em áreas de preservação ambiental. Segundo a investigação, o objetivo era ocupar as regiões desmatadas com o cultivo de soja e milho, utilizados na alimentação de gado de corte. Por essa razão, faz-se necessário que o Instituto Nacional do Meio Ambiente, em parceria com estados e municípios, elaborem medidas efetivas no combate à disseminação das queimadas nessas localidades. Isso pode ser feito por meio da instrução dos agentes fiscalizadores em orientar a população local para que não consumam carne de boi de origem duvidosa, fazendo com que o comércio clandestino de carne vermelha esfaleça drasticamente.


 



       Destarte, para que seja possível minimizar os efeitos das queimadas criminosos no país, é necessário que o Ministério Público, em conjunto com a Polícia Federam, crie uma ouvidoria pública online que tenha como principal finalidade registrar denúncias anônimas ligadas ao aparecimento de focos de incêndio e investigue-os, preservando a identidade e integridade dos delatores. Ademais, é dever do Poder Judiciário, por meio de uma emenda constitucional aprovada no Senado e na Câmara dos Deputados, elaborar um projeto de lei que estabeleça sanções econômicas à agricultores e pecuaristas que desrespeitarem o Código Florestal Brasileiro. Visto que só assim a problemática será atenuada e a influência desses dados será minimizada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado