ENTRAR NA PLATAFORMA
As queimadas e a preservação do meio-ambiente

  No documentário "A última hora" o físico Stephen Hawking mostra o porque do planeta Terra estar passando por várias tragédias ambientais. Com inspiração na vida real, o documéntario conta como a interferência do homem na natureza pode trazer conseguências terríveis para o próprio. É evidente que essas interferências são feitas por meio do desmatamento, queima de combustíveis fósseis e principalmente das queimadas que é um grande problema enfrentado pela humanidade do século XXI. Assim, se a situação atual não mudar consideravelmente a Terra poderá se tornar um lugar inabitável para as próximas gerações.


  Em primeiro plano,deve-se analisar a relação entre o -desmatamento e as queimadas- Em uma pesquisa realizada pela equipe WWF-Brasil constatou-se que 31%dos focos de incêndio relacionados ao ano de 2019 ocorreram em regiões anteriormente desmatadas.Entretanto, as queimadas não é apenas um problema nacional, no final de 2019 foi registrado na Austrália um incêndio florestal considerado por muitos da área como o mais perigoso já visto, incêndio esse que ocasionou um gigantesco extermínio da flora e, principalmente da fauna onde o número de mortes é próximo aos 500 milhões.


  Em uma segunda análise,é indubitável a importância do meio-ambiente para a vida do indivíduo tal como afima a escritora e ambientalista Andrea Taiyoo"preservar o meio-ambiente é preservar a vida". Ademais,o ser humano necessita diariamente da natureza para praticamente tudo desde o que come ao que veste. Além disso, a natureza proporciona as pessoas o lazer e a qualidade de vida como caminhar por parques ambientais  espalhados pelas cidades ao redor do mundo.


   Portanto, para resolver esse óbice das queimadas e da preservação ambiental urge que o Governo com iniciativa do Ministério do meio-ambiente disponibilizem um mapeamento das áreas que apresentam um maior risco de queimadas e/ou ações contra o ecossistema, punindo àqueles que infringirem as normas ambientais. Pela mesma razão, a mídia deve fornecer aos cidadaõs a real situação das nossas matas oferecendo à população um maior senso crítico para escolher os seus representantes e alertar sobre o impcto que as ações humanas causam ao meio-ambiente. Somente assim, será possível combater os incêndios criminosos e garatir um meio-ambiente pimpo e saudável para todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde