O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As queimadas e a preservação do meio-ambiente

   Pouco se é discutido no Brasil sobre a questão do meio ambiente, porém é uma assunto bastante decorrente nos dias de hoje. Tal fato se manifesta devido ao crescente índice de desmatamento e queimadas no país. Assim faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encerrar essa realidade com uma postura crítica e cidadã.


   Em primeiro plano, o desmatamento não é uma invenção atual, isso já ocorria na época do descobrimento do Brasil, portugueses extraiam a madeira e vendiam elas no comercio externo. Portanto a realidade de hoje não é muito diferente, a derrubada de árvores continua a acontecer e por diversos fatores como construções de avenidas e extração de matéria-prima, porém se isso for feito de uma forma muito constante pode acarretar em problemas graves como, por exemplo, mudanças climáticas e o aumento do efeito estufa.


   Ademais, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de focos de queimadas no Brasil no ano de 2019 é o maior em sete anos. Muitos casos de queimadas ocorrem, muitas das vezes, por irresponsabilidade por parte de algumas pessoas, como jogar o cigarro aceso perto de rodovias e florestas. Dentro desse contexto, a falta de monitoramento nesses lugares acaba acarretando em acidentes graves que poderiam ter sido evitados.


     De acordo com os fatos apresentados, faz-se mister que o Ministério do Meio Ambiente juntamente com o Ministério da justiça, invista em mais fiscalizações nessas áreas de florestas com o intuito de diminuir os acidentes com queimadas e também para evitar que pessoas façam extração ilegal de madeiras e também criar leis para quem fizer alguns desses atos mencionados. Além disso, deve-se promover palestras em escolas sobre a conscientização ambiental e fazer propagandas sobre a importância do meio ambiente para a vida na terra. Somente assim, estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!