ENTRAR NA PLATAFORMA
As novas configurações da família contemporânea no Brasil

Na série “Grey’s Anatomy", de Shonda Rhimes, é retratado – em uma de suas temporadas – um novo arranjo familiar, no qual Callie e Arizona, casal homoafetivo feminino, cria uma criança com auxílio do progenitor dessa, Mark Sloan. Embora fictício, tal cenário traz à sociedade a questão das novas configurações de família no mundo hodierno e a importância de reconhece-las, visto que ainda é demasiado o preconceito perante as novas formas de relacionamento. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de analisar como o patriarcalismo instituído e algumas religiões influenciam na problemática. 
A princípio, é perceptível a permanência do pensamento colonial na supressão dos novos conceitos de família. Consoante à Teoria Habitus, proposta por Pierre Bordieu, filósofo francês, o corpo social detém padrões que são impostos, naturalizados e posteriormente reproduzidos pelos indivíduos. Sob esse viés, durante a colonização portuguesa, introduziu nas terras em que hoje é o Brasil uma sociedade baseada na ideologia patriarcal, na qual a figura masculina é vista como “protetora”. Em reflexo disso, perpetua-se, até então, a concepção de que somente é considerado família a união entre homem e mulher. De tal modo, para proporcionar dignidade ao novo grupo familiar é mister a importância de diminuir a atuação dessa corrente.
Ademais, salienta-se a negativa interferência religiosa no tocante a aceitação de grupos familiares compostos por homossexuais. Sendo assim, Sérgio Buarque de Holanda caracteriza – em seu livro Raízes do Brasil – o homem como ser cordial, o qual age de acordo com suas crenças, suas emoções e seus costumes. Posto isso, o sujeito, por vezes, baseia em seus preceitos religiosos para justificar sua aversão a algo, tal como a relação homoafetiva, uma vez que de acordo com diversas religiões cristãs o relacionamento com pessoas de mesmo sexo é considerado heresia. Infere-se, portanto, com o objetivo de possibilitar melhor convivência entre os diversos núcleos parentais deve, sobretudo, desvincular-se da moral eclesiástica. 
Diante dos fatos supracitados, torna-se indubitável a importância de reconhecer e respeitar as diferentes configurações da família. Para tanto, cabe ao Estado – detentor do bem estar social –, por meio do Ministério da Educação (MEC) – órgão responsável pela Política Nacional de Educação –, a promoção de projetos que atribuam às escolas o dever de dialogar sobre as novas concepções familiares. Tais programas serão realizados durante as aulas de sociologia, essas que têm início no primeiro ano do ensino médio e fim no terceiro ano do ensino médio, com fito de formar jovens cidadãos conscientes da pluralidade familiar existente e, assim despertar a aceitação perante as mudanças na instituição. Somente assim, será possível promover uma maior legitimação das diferentes maneiras de relacionar e, consequentemente, evitar que famílias como a do longa-metragem sejam alvos de preconceito. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado