ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

As novas configurações da família contemporânea no Brasil

Brás Cubas, o personagem defunto-autor criado por Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teria filhos, a fim de não transmitir nenhum legado da miséria humana. Analogamente, a mudança de mentalidade da população, que possui um preconceito intrínseco desde a colonização, além do consequente aumento no número de casos de preconceito, enquadra-se no conjunto de “misérias da humanidade”, uma vez que se constituem como desafios da sociedade a serem superados para mitigar o problema de discriminação com as novas configurações familiares do contemporâneo. Assim, é necessário discutir os aspectos sociais e políticos da questão, em prol do bem-estar social.


Em primeiro plano, vale ressaltar o poder que a história do país possui em transformar a conduta das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade detém padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Nessa perspectiva, a colonização portuguesa, baseada no catolicismo, perpetuou a mentalidade, nas atuais gerações, de que a configuração familiar certa é a relação matrimonial entre um homem e uma mulher. Assim, esse pensamento permite a construção de uma ilusão que se deve seguir apenas a forma tradicional, já enraizada na sociedade, que resulta no preconceito com casais diferentes da regra imposta, como os LGBTs e de mães ou pais solteiros.


Por conseguinte, essa conduta da população causa diversos casos de preconceito no Brasil. Com a transformação da sociedade da brasileira, saindo de uma situação rural para uma urbana e globalizada, atualmente há um engajamento maior para a diminuição da discriminação familiar, com campanhas na internet e espaço na televisão. Entretanto, mesmo com esse esforço, ainda há políticos com pensamentos retrógrados que fortalecem o pensamento intolerante. Por exemplo, em 2013 um projeto de lei, o Estatuto da Família, visava limitar o conceito apenas às uniões entre homem e mulher, o qual causaria a anulação de milhares de adoções e casamentos. Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas ideias para os descendentes.


É evidente, portanto, diante do problema familiar hodierno há necessidade de uma intervenção estatal. Logo, o Ministério da Educação, em parceria com o da Cidadania, deve adicionar à grade curricular do ensino fundamental e médio aulas ministradas por sociólogos, para debater sobre a importância da diversidade familiar na sociedade, além da necessidade de respeitá-las. Ademais, a abordagem deve ser feita com o intuito de, também, refutar argumentos preconceituosos, além de explicar a Teoria do Habitus e suas consequências, com auxílio de materiais didáticos sobre o assunto. Para que assim, a próxima geração cresça conscientizada sobre o assunto, a fim de que, dessa maneira, na teoria de Bourdieu a sociedade caminhe para perpetuar a mentalidade do respeito.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado