ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

As novas configurações da família contemporânea no Brasil

No filme "Alvin e os esquilos" Dave, um dos personagens, forma uma família que desvincula-se dos padrões ao adotar - dentro dos parâmetros legais - três pequenos esquilos e, afetuosamente, edificarem-se como pai e filhos. Fora da ficção, é fato que também há construção de famílias que rompem com o esteriótipo de "pai, mãe e filhos". Todavia, apesar dos grandes avanços no âmbito social essa pluralidade ainda encontra-se em um patamar - seja pela concepção sociocultural, seja pelo preconceito - exclusivo. Logo, faz-se necessário discutir acerca das novas configurações da família na contemporaneidade.


A priori, é válido analisar os impactos ocorridos dentro do contexto de desvinculação do padrão familiar por causa de ideias socioculturais. Família anaparental, unipessoal e informal. Todos esses são nomes dados aos laços afetivos que desconstroem um modelo postulado socialmente. Nesse contexto, os indivíduos além de se depararem com estruturas as quais, neles, geram intrigas e perplexidades moralísticas, também caminham sob a óptica do sociólogo Emille Durkhein que salienta sobre a desarmonia ser algo impulsionado pela desapropriação das normas de uma comunidade. Destarte, por influencia dessa configuração social ser oposta aos valores morais enraizados pela construção patriarcalista dos brasileiros, olhares de julgamento e de segregação não só são estimulados, como também desmotivam a interação cívica dessa camada por receio de ser motivo de "chacota" pública.


Outrossim, é necessário entender os fatos agregados ao preconceito direcionado a esse pluralismo familiar. Nesse víes, observa-se que - geograficamente - fatores ambientais estão diretamente ligados à construção rochosa. Igualmente a esse fenômeno, é notório que uma sociedade marcada pelo preconceito irá formular uma cadeia de indivíduos ápaticos os quais não serão capazes de aceitar esse misto de afetividade familiar. Tudo isso vai de encontro à assertiva do sociólogo Taine, autor da teoria do Determinismo, a qual afirma que o ser social é moldado pelo meio em que está inserido, pois é indubitavel que essa repulsão social irá condicionar-se ao ser humano por aspectos intolerantes reportados na sua formação. Ademais, esse preconceito transcede - consequentemente - em atos de violência física e psicólogica.


Portanto, diante do exposto, é mister desagregar a concepção sociocultural e o preconceito - os quais dificultam a construção das novas configurações familiares, igualmente à exibida em "Alvin e os esquilos" - da sociedade. Para tanto, cabe ao Ministério da Família, em virtudade da sua responsabilidade em dar assistência familiar, promover propagandas televisivas as quais expliquem a importância de romper com esteriótipos socioculturais a respeito do molde familiar, tal ação será realizada por meio de investimentos e conjunturas midiáticas. Para que, dessa forma, a sociedade deixe de segregar essa camada. Além disso, é dever das escolas, por intermédio de artíficios legais, efetivar palestras mediadas por mestres e doutores em relações interpessoais, a fim de levar os estudantes a aprenderem, de forma didática, a conviverem com a heterogeneidade social.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado