ENTRAR NA PLATAFORMA
As novas configurações da família contemporânea no Brasil

É incontrovertível a constante evolução dos modelos da instituição familiar no Brasil. Consoante à teoria "Habitus", do sociólogo francês Pierre Bourdieu, as estruturas sociais são incorporadas durante o processo de socialização, ou seja: o patriarcado -ideal caracterizado pela representação superior da figura masculina como "chefe de família"-, tem sido disseminado há séculos. Outrossim, essa mesma teoria embasa a ideia de que o único conceito admissível é integrado por um homem, uma mulher e sua prole. No entanto, a hodierna conjuntura dos moldes familiares frustra tal princípio.


A priori, é válido salientar que o principal tipo de família vigente no país é o monoparental, composto pela mãe e seus filhos. De acordo com dados de 2011 do Conselho Nacional de Justiça, quase seis milhões de crianças não possui o nome do progenitor em sua certidão de nascimento. Depreende-se, portanto, que a família tradicional brasileira é fruto do abandono paternal e capitaneada por uma mulher inserida no dificultoso mercado de trabalho, a mãe solo. Similarmente, a estrutura supracitada não é recente, visto que a emancipação feminina é advinda do período entre guerras, quando por necessidade, as mulheres precisavam tomar controle da casa, trabalhar e atuar como chefes de família, papel anteriormente pertencente aos homens.


Em segunda análise, existe uma notória dificuldade na assimilação dos contemporâneos conceitos de família por conta da heteronormatividade perene na sociedade. Sendo assim, propostas como o projeto do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que visava reconhecer como família apenas núcleos compostos por homem e mulher, ilustra a complexa circunstância enfrentada por muitas pessoas. Sendo assim, observa-se que tal sugestão endossa a realidade com a dificuldade na adoção por casais homoafetivos. No Brasil, há quase 50 mil crianças -frutos de relações heterossexuais- em abrigos e, mesmo assim, famílias homossexuais enfrentam objeções por conta de sua sexualidade no momento de finalizar o processo de adoção.


Posto isso, é imperioso sobrelevar a necessidade de realizar palestras e veicular através das mídias, por exemplo, a existência de diversos tipos de famílias, a fim de evitar qualquer tipo de discriminação. Ademais, a criação de projetos que almejem acolher adolescentes e crianças abandonadas, fazendo valer o papel do poder judiciário em fiscalizar leis que que asseguram o direito à moradia e outras necessidades básicas que essa mesma parcela não usufrui na prática. Além disso, a elaboração de leis que punam os responsáveis pelo abandono, buscando dar maior assistência àquela família desassistida. Dessa forma, o país desfrutará de modelos não convencionais e muito benéficos à pluralidade cultural e familiar, garantindo à toda comunidade infantojuvenil seus direitos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado