O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As novas configurações da família contemporânea no Brasil

Promulgada pela ONU em 1948, a declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, à educação, à segurança e ao bem-estar social. Contudo, a falta de uma sociade com mais empatia e a permanência de uma cultura machista, predominante ainda nos dias de hoje, acaba por impossibilitar que uma parte da população tenha acesso a esse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade mais integrada e justa seja alcançada.


A educação é fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na forma em que a sociedade vem expondo seu posicionamento diante do novo conceito de familia estabelecendo na atualidade. Dessa forma, medidas socio-educativas devem ser desenvolvidas e aplicadas em escolas na esfera naciona, desde a primeira infância, a fim que se possa mitigar este problema.


Faz-se mister, ainda, ressaltar que a população tem se tornado cada vez mais individualista e egoísta, importando-se muito pouco com a opnião e felicidade do outro, tornado-se assim, grande impulsionador do problema. De acordo com filósofo chinês Confúcio, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Diante de tal contexto, os pais devem introduzir desde cedo, no diálogo com seus filhos, temas como as formas de configurações familiares existentes, para que estes se desenvolvam com sentimentes de empatia para com seus semelhantes.


Infere-se, portanto, de acordo com os aspectos supra citados, que transformações culturais e educacionais devem ser estabelecidas para se possa solucionar a problemática. O Estado, por meio do Ministrio da Educação, deve desenvolver e disponibilizar cartilhas que abordem educação e boas praticas na sociais, contribuindo assim, para que os jovens possam assimilar de forma mais satisfatoria os novos paradgmas apresentados. Assim como, os pais devem exercer seu papel de protagonista na educação de seus filhos, por meio do diálogo e na introdução de conceitos mais atualizados de familia, para que não haja mais esse tipo de conflito em gerações futuras.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!