ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

As novas configurações da família contemporânea no Brasil

Séculos atrás, época dos primeiros hominídeos, o conceito de família não existia. As pessoas eram nômades e viviam em grupos, laços consanguíneos eram comuns e as crianças que nasciam eram cuidadas por todos. Com o passar do tempo, a família foi se transformando e adquiriu muitas constituições. Entretanto, apesar de todas as mudanças, algumas pessoas ainda enxergam como legítimo apenas o conceito tradicional de mãe, pai e filhos. Tal concepção perpetua preconceitos e contradiz a realidade de muitos, marginalizando-os e fazendo com que fiquem invisíveis perante o Estado.


Em primeiro lugar, é preciso se atentar ao fato de que a própria instituição governamental ajuda a alimentar esse estigma. Existe no Senado um projeto de lei intitulado "Estatuto da família", cuja diretriz define como entidade familiar aquela formada exclusivamente por um homem e uma mulher. Esse preconceito é nocivo, pois deslegitima inúmeras famílias homoafetivas não lhes concedendo direitos e embasa preconceitos já existentes contra essas pessoas. Desse modo, percebe-se que o governo brasileiro não acompanha as mudanças sociais, pois, partindo do conceito de mobilismo do filósofo Heráclito, tudo está em constante mudança, inclusive o conceito de família e sua constituição.


Nesse sentido, cabe frisar que essa visão engessada não prejudica apenas casais homoafetivos. Há famílias de uma pessoa só, de casais separados que se casaram novamente e juntaram os filhos e até famílias sem pais ou mães, formadas só por irmãos. E o que todas possuem em comum é a falta de representatividade. Em comerciais, novelas e anúncios em geral ainda prevalece a "família margarina", que é aquela da mamãe e papai e seu casal de filhos. Isso constrói um ideal de família e deixa fixo no imaginário das pessoas um modelo ultrapassado e que se torna um obstáculo para a naturalização de novos arranjos familiares.


Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para ajudar a destruir esse estigma. Uma delas pode ser desencadeada por líderes de ONGs de diversidade familiar junto da população civil. Eles podem promover manifestações e colher assinaturas que contestem políticos e barrem projetos de lei como o "Estatuto da família". Dessa forma, podem dar voz às famílias "invisíveis" e mostrar ao Estado que a realidade social mudou. Ademais, diretores de escolas podem criar o "dia da família", a fim de apresentarem exemplos de construções familiares diferentes por meio de teatros, filmes e depoimentos de alunos. Por fim, agências de publicidade devem investir em comerciais que abranjam novos modelos familiares, ajudando a desconstruir preconceitos e ampliando a representatividade a respeito da questão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado