O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

Segundo a Lei da Inércia, de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que tange ao problema das diculdades da inserção de jovens no mercado de trabalho, que segue sem uma intervenção que o resolva. Dessa forma, em razão da educação deficitária e da falta de experiência, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido. 


Primordialmente, é importante destacar que o ensino ineficiente do Brasil é um dos principais gravantes para a juventude não conseguir trabalho. No entanto, esse fato desrespeita o artigo 205 da Contituição Federal de 1988 que diz que a educação é direitos de todos e dever do Estado. Nesse sentido, é inadmíssivel que os estudantes não consigam uma boa qualificação para trabalho devido a omissão do governo em disponibilizar acesso regular a um ensino de qualidade para que consigam descobrir sua aptidões.


Além disso, outro ponto relevate nessa temática é a ausência de prática dos jovens. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa total de desemprego entre as pessoas de 15 a 24 anos é de 16,22%, taxa considerada alta em relação ao índices mundiais. Sendo assim, as empresas deseprezarem os jovens apenas por não terem nenhum tipo de experiência é um julgamento que deixa-os em prejuízo, já que eles não conseguem desenvolver suas habilidades para o mercado de trabalho.  


Portanto, é necessário tomar medidas para combater o pontual problema. Para que isso aconteça, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com empresas privadas, desenvolver ações que revertam a falta de experiência dos jovens no mercado de trabalho. Tais ações devem ocorrer por meio da ampliação das oportunidades de estágios e jovem aprendiz para adolescentes do ensino médio, a fim de contribuir para o desenvolvimento no âmbito profissional dos estudantes. A partir disso, poderá se consolidar um Brasil melhor.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!