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As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

Segundo Émile Durkheim a  sociedade é um “corpo biológico” em que os órgãos representados pelas pessoas devem trabalhar em harmonia. Contudo, ao ser analisada a realidade dos jovens no século XXI é perceptível que o sociólogo apresentou uma excelente teoria que não se observa na prática, já que os jovens têm dificuldades de inserir-se no mercado de trabalho. Dessa forma, a evasão escolar e a falta de experiência são entraves para essa problemática.


      Em primeiro lugar, vale ressaltar a desistência da escola por parte dos jovens contribui para o difícil acesso ao emprego. Isso ocorre uma vez que a educação no Brasil é frágil e pouco eficiente, já que prioriza aulas expositivas sem abrir espaços para questionamentos dos alunos.Consequentemente, essa falha no sistema educacional permite que os pubescente percam o interesse, assim abandonam a escola e procuram oportunidades de trabalhos informais e com salários baixos em relação ao custo de vida. Logo, observa-se a “violência simbólica” de Pierre Bourdieu, já que muitas pessoas com baixa escolaridade e poucas chances de um emprego melhor tem sua dignidade humana violada.


      Em segundo lugar, nota-se a ausência de experiência como fator para a democratização da inserção ao emprego entre a classe juvenil. De acordo com John Donne “nenhum homem é uma ilha”, isso é uma utopia no Brasil atual haja vista que muitos jovens permanecem em ilhas sem a estrutura adequada para chegar ao encargo. Tal fato justifica-se, pois as empresas estão cada vez mais exigentes na contratação dos empregados, propensas a escolherem pessoas com mais anos de formação, mais qualificadas e que falam duas ou três línguas fluentemente. Então, a consequência disso são indivíduos cada vez mais ilhados do social, visto que não detêm experiencia profissional exigida pelas empresas.


     Portanto, cabe ao Ministério da Educação incluir na grade curricular disciplinas voltadas para a exigência do mercado, por meio de aulas de noções administrativa ou de contabilidade, a fim de qualificar o estudante.Além disso, as empresas e as escolas em parceria devem ampliar vagas do programa Jovem Aprendiz e de estágios para alunos do ensino médio, através do ingresso do jovens em oportunidades de emprego de carga horária reduzida, para que estes tenham experiência e não abandonem os estudos. Só assim, a sociedade brasileira seria na prática o corpo biológico de Émile Durkheim.

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