O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

Na obra “ Admirável mundo novo”, do escritor inglês Aldous Huxley, é retratado uma sociedade extremamente organizada, em que cada cidadão possui um trabalho e sua função. Todavia, a obra apresentada se difere da sociedade atual, uma vez que, há desafios no mercado de trabalho para o jovem contemporâneo. Tal problemática ocorre ora pela falha no mecanismos de inserção ao mercado de trabalho ora pela falta falta de qualificação profissional. Nota-se que medidas são necessárias para resolver esse impasse.


 


 


 


A princípio, insta postular que um fator determinante para essa questão é a falha de mecanismo de inserção fruto do descumprimento da Lei de aprendizagem por parte das empresas. Acerca disso é pertinente trazer o pensamento do filósofo Karl Marx, o qual afirma que a sociedade capitalista só valoriza aquilo que lhe gera lucro. Paralelo a esse pensamento é nítido que as empresas deixam de contratar jovens por não ter experiência pois visam receber resultados imediatos.


 



Ademais, é importante destacar que a ausência de experiência da classe juvenil tem grande papel na persistência do dilema. De acordo com o IBGE, o percentual da População em Idade Ativa (PIA) com 11 anos ou mais de estudo passou de 46,7% para 63,8%. Essa  estatística revela que pessoas especializadas estão trabalhando por mais tempo. Assim, o jovem que acaba de sair do ensino médio perde a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por não ter qualificação.


 


 


 


Portanto, o poder público deve promover o aumento de fiscalização em empresas sobre a taxa de contratação dos jovens, a fim de aumentar o percentual de jovens trabalhadores através desse projeto. Isso a parte, o Estado deve criar projetos sociais que ofereçam cursos técnicos, a exemplo de como são oferecidos no Senac, mediante a políticas de desenvolvimento, aprendizagem e qualificação profissional. Dessa maneira, pouco a pouco, essa realidade será modificada e a obra será um reflexo da sociedade atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!