O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, afirma que uma sociedade só avança ao passo que um se sensibiliza com o obstáculo do outro. Todavia, quando se verifica a inserção de jovens no mercado de trabalho, presentemente, observa-se que esse modelo de cooperação é constatado na teoria e não desejado na prática e as dificuldades perduram intimamente coesas com a realidade do Brasil, seja pela baixa qualificação, como também pela falta de experiência.

Em primeiro lugar o pensador e cientista Albert Einstein dizia o seguinte: " Temos que fazer o melhor que podemos. Esta é nossa sagrada responsabilidade humana." De maneira diferente, é possível perceber que no país a baixa qualificação profissional rompe essa harmonia da frase, haja vista que é indubitável a ausência de requisitos exigidos pelas empresas, por exemplo, operadores de máquinas específicas de produção, como também determinação de língua estrangeira por outras empresas, sendo essas faltas alguns dos efeitos do problema. Semelhantemente, uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral(FDC) constatou que 48% das empresas citaram a qualificação profissional como condição primordial.

Igualmente, destaca-se a falta de experiência como estimulador do obstáculo, de modo que a pouca idade vinculada com a escassa prática no mercado, seja o ponto principal de causa. Simultaneamente, o portal de carreiras Vagas.com, evidenciou que aproximadamente 67% dos jovens não detêm experiência profissional exigida pelas empresas. Consequentemente, os jovens que se encontram nessas condições acabam permanecendo na "inercia" profissional, prejudicando sua vida econômica e também a do país.

Fica clara, portanto, a necessidade do ampliamento da qualificação profissional dos jovens, com melhorias desde a educação fundamental em ênfase nos projetos profissionais, ensinando os jovens quando pequenos a interagirem neste meio. Como também oficinas técnicas voltadas para tecnologia e produção. Sendo assim, caba ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação(MEC) implantar tais medidas, lembrando o quanto é importante gerar meios de experiências para a população jovem, como parcerias com empresas privadas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!