O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

No filme estadunidense, " A Rede Social " retrata a história do empresário Mark Zuckerberg um dos fundadores do aplicativo " Facebook", umas das maiores invenções do século atual. Portanto, a dramaturgia demostra os efeitos que um bom conhecimento de empreendedorismo jovial pode proporcionar no mercado comercial . Porém, fora das telas é notório a dificuldade de jovens na inserção do mercado de trabalho para adquirir experiência trabalhista. Tal cenário configura um grave problema social que deve ser solucionado.
É importante ressaltar que, de acordo com biólogo Charles Darwin e sua teoria evolucionista " os indivíduos mais bem adaptados ao meio inserido terão mais chance de sobrevivência", ou seja, é perceptível concluir que, as empresas cada vez mais exigem conhecimento apurado dos seus empregados, por consequente, jovens sem nenhuma experiência trabalhistas serão esquecidos ao longo tempo, e os que restaram serão lembrados como os melhores e mais remunerados. Tal fato é exemplificado pelos dados de pesquisa aplicada ( IPEA), mostram que o desemprego entre os jovens está três vezes maior que as demais classes trabalhadoras.
Entretanto, de acordo com a primeira lei de Newton " um corpo permanecerá em repouso se não tiver forças agindo sobre ele". Nesse contexto, fica evidente que a questão dos jovens no mercado de trabalho é uma pauta a insistir, visto que, paralelamente existe um mercado instável cada vez mais enxuto e que existe uma demanda constante de profissionais especializados. Por sua vez, o próprio trabalhador por si mesmo busca uma melhora qualificativa para ingressar no sistema comercial, por falta de apoio governamental que não viabiliza uma gestão econômica flexível para o trabalhador, por consequente, possibilitando inúmeros entraves burocráticas para consolidar no mercado de trabalho.
Desse contexto, medidas são necessárias para combater o impasse. Portanto o mais importante é planejar soluções que busquem não reprimir o sistema trabalhista, mas orientar, de forma consciente e sustentável. Em primeiro plano as instituições públicas devem por meio de projetos sociais junto ao Ministério do Trabalho, viabilizar por meio de editais a contratação de jovens, que trabalharão por períodos semestrais ou anuais em determinado órgão público, com a supervisão de um profissional especializado na área em vigor. Além disso, O Ministério da Educação deverão conceder melhores condições para professores de línguas estrangeiras do ensino médio, com adoção de profissionais de outras países graduados principalmente na língua inglesa, ou até mesmo, a gestão econômica para alunos mais capacitados para fazer intercâmbios em mercados internacionais. Dessa forma, o Brasil possibilitará aos seus jovens um efetivo engajamento na sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!