O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

Em ondulatória, o fenômeno da ressonância acontece quando a frequência de uma fonte de oscilação coincide com a frequência de oscilação natural de um corpo, cujo saldo final é a harmonia entre os corpos. De maneira análoga, para que uma sociedade alcance sua harmonia, certamente as dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho, no Brasil, devem ser combatidas. Nesse contexto, é relevante citar, para debelar essa problemática, a burocracia nos postos de trabalho e a falta de incentivo por parte do Governo.
Em primeira análise, cabe pontuar que a burocracia nos postos de emprego é um dos principais empecilhos para inserção do jovem no mercado de trabalho. Por exemplo, atualmente, as empresas buscam pessoas com experiências, no entanto vê - se que grande parte da juventude -principalmente os recém-formados - não conseguem arrumar emprego por não terem treino, porém se os postos de trabalho não derem oportunidades, dificilmente terão este requisito. Uma prova disso está na frase do colunista Joel Queiroz: ´´ Ironia é se formar pelo FIES e ficar desempregado´´. Dessa forma, vê - se que um dos caminhos para combater esse atravanco é desburocratizar as formas de inserção, de modo a oferecer mais oportunidades para a juventude.
Ademais, convêm frisar que a falta de incentivo por parte do Governo corrobora para ascensão do problema. No Brasil, as medidas coercitivas para o mancebo, no âmbito trabalhista, são demasiadamente insatisfatórias. Esse fato estimula de maneira exorbitante, o aumento da geração ´´nem - nem´´ (nem estuda e, nem trabalha) e segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), essa geração represente cerca de 20% dos jovens entre 15 e 21 anos. Além disso, grande parte do público juvenil acaba emigrando para outros países em busca de melhores condições de vida por falta de políticas públicas de incentivo, tais como de estimular as empresas privadas e públicas a contratarem mais jovens sem ou com poucas experiências, e assim por diante. Nesse cenário, vale ressaltar o papel do Estado em solucionar a problemática.
Portanto, para que o Brasil alcance sua harmonia, é imprescindível que a sociedade civil e o Governo reconheçam o quão é importante combater as dificuldades da inserção de jovens nos postos de trabalho. Isso pode ser realizado por projetos do Ministério do Trabalho que integrem nas empresas um altruísmo de incorporação juvenil, por meio de políticas de trocas, na qual ambos se beneficiam, por exemplo, o Governo pode divulgar os nomes das empresas, através de propagandas televisivas em canais abertos e as companhias facilitar o emprego de mais jovens, assim como na relação harmônica de protocoopreção em Biologia. Além disso, é importante que o Estado, apoiado por ONGs (Organizações não Governamentais), crie aplicativos para ´´smarthphones´´ de postos de empregos, circunscritos na política de cooperação, a fim de facilitar a entrado do jovem no mercado de trabalho.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!