O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho

Em contraposição à uma gama de crianças e adolescentes que trabalha ilegalmente no Brasil, existe outro grupo de faixa etária próxima que luta para ser inserido no mercado de trabalho de forma digna e justa. Os jovens, contudo, nem sempre são as primeiras escolhas dos empregadores, ficando, muitas vezes, em segundo plano. Nesse aspecto, a inexperiência, somada ao aumento da expectativa de vida, constituem fatores que adiam a inclusão dos iniciantes no ramo desejado.
A experiência em determinada função é quesito determinante para contratação. Infelizmente, os cursos técnicos e de graduação oferecem pouco contato com a rotina de cada área, formando profissionais que possuem conhecimento teórico, mas pouco aplicado à prática. Assim, empresas preferem veteranos em detrimento aos novatos, uma vez que serão evitados gastos com treinamento e capacitação. Como consequência disso, há a desmotivação dos jovens, que passam a procurar emprego em um campo diferente da sua formação e com remuneração abaixo do esperado.
No mais, o aumento da expectativa de vida, proporcionado pelo avanço da medicina, permite que o funcionário exerça sua atividade por muitos anos. Dessa forma, há abertura de poucas vagas para principiantes na profissão, pois os antigos estão aptos a exercê-la. Ademais, com a atual crise econômica do pais, os aposentados optam por permanecerem trabalhando em algum cargo, como forma de adquirir uma renda extra, pois o salário mínimo cobre apenas gastos básicos.
É notório, portanto, que para iniciar a carreira profissional cedo, é indispensável conhecimento prático prévio. Em razão disso, o Poder Legislativo, em comunhão ao Ministério da Educação, deve elaborar leis que obriguem instituições de ensino superior a oferecerem estágios com maior carga horária, de modo que ao final do curso os formandos estejam realmente preparados a atuar. Além disso, empresas de médio e grande porte devem incentivar os jovens colocando-os a serviço com os mais experientes, para que aprimorem seus conhecimentos e não se sintam obrigados a mudar a carreira que escolheram. Dessa forma, a inserção do jovem no mercado de trabalho será, de fato, alcançada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!