ENTRAR NA PLATAFORMA
As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho
É fácil de se perceber a importância que o trabalho assume na vida do homem desde tempos antigos. Sócrates, grande filósofo da antiguidade, certa vez disse que o homem para ser completo, deveria estudar, trabalhar, e lutar. Em um mundo, na qual o consumo é cada vez mais valorizado, uma boa carreira simboliza grandes conquistas, sobretudo entre os jovens. No entanto, é justamente para esses que o mercado de trabalho demonstra ser uma grande dificuldade.
Em primeiro lugar, é importante perceber que o acesso ao ensino superior, não só aumentou como possui tendências mais promissoras ainda. Agora, o acesso a faculdades públicas, dentre outras medidas governamentais, possibilitou um crescimento no nível de especialização, sobretudo entre os jovens. A partir disso, gera-se um mercado de trabalho na qual a concorrência é fortíssima. Não obstante, as empresas estão cada vez mais exigentes, e qualquer despreparação do jovem, o leva a ser eliminado da corrida pela vaga.
Além disso, um fator de desempate constantemente utilizado pelas empresas, é a experiência. Para o jovem, que está se iniciando no mercado de trabalho, isso se torna motivo para um ciclo repetitivo, já que o mesmo não consegue emprego pela falta de experiência, e não consegue a experiência pela falta de oportunidade. Assim, a solução mais escolhida para esse problema, é a aceitação de vagas mal remuneradas, com exigências acimas dos padrões para o salário. Isso, leva a uma desvalorização do esforço do jovem, que acaba desanimando-se com a carreira escolhida.
Em síntese, apesar de promissor, o mercado de trabalho ainda simboliza uma barreira para os jovens. Reconhecendo-se a dificuldade de ação do governo em um assunto tão controverso, o mais plausível é que haja um maior incentivo a projetos como o ciência sem fronteiras, visando estimular também outras áreas, e abrindo caminho para a adquirição de experiência, ainda que apenas nacionalmente para poupar gastos. Não só isso, também é possível, a tentativa de parcerias com empresas interessadas na criação de mais vagas para estágios. As escolas podem auxiliar na preparação do jovem, realizando palestras no ensino médio, e dinâmicas, visando prepará-lo para o mercado de trabalho e entrevistas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde