O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As altas taxas de feminicídio no Brasil

Conforme a teoria do filósofo Thomas Hobbes, é necessário haver um acordo em que o governo garanta a segurança do povo e iniba um convívio caótico na sociedade. Entretanto, percebe-se que o governo não garante tal direito, tendo em vista que as altas taxas de feminicídio no Brasil estão ocorrendo frequentemente, sem que uma intervenção a resolva. Dessa forma, em razão da sensação de superioridade e da insuficiência legislativa, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.


Em primeiro lugar, é preciso salientar que o comportamento machista é uma causa latente do problema. Segundo a teoria da Eugenia, cunhada no século XIX e utilizada como base do Nazismo, defende o controle social por meio da seleção de aspectos considerados melhores. Nessa perspectiva, portanto, haveria seres humanos superiores a depender de suas características. No contexto brasileiro atual, a noção eugênica de superioridade pode ser percebida na questão do feminicídio no país, cuja base é uma forte opressão que a mulher sofre por ser conhecida como o "sexo frágil" 


Ademais, outra causa para a configuração do problema é a insuficiência de leis. A respeito disso, Maquiavel defendeu que “Mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes” A perspectiva do filósofo aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver problemas complexos, como a questão da violência contra a mulher. Assim, o que verifica-se é uma insuficiência da legislação, pois se esta não vier atrelada a políticas públicas que ajam na base cultural do problema, torna-se difícil solucionar esse impasse.


Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para que isso ocorra, as comunidades, em parceria com as mídias digitais, devem fazer campanhas mostrando as consequências dessa violência para a vítima da questão. Tal ação deverá ser realizada através de postagens no Instagram e Facebook, com o intuito de aumentar o número de pessoas atuantes sobre essa causa, proporcionando, assim, o rompimento da mentalidade eugênica.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!