O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

As altas taxas de feminicídio no Brasil

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do feminicídio contrária o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de violência e discriminação constante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude do legado histórico e do receio de denunciar.


Convém ressaltar, a princípio, que o legado histórico é um fator determinante para a persistência do problema. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, a violência contra a mulher, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira ao passado brasileiro, o que dificulta ainda mais sua resolução.


Outro ponto relevante, nessa temática, é o receio de denunciar. Sob essa lógica, o imperativo categórico, de Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange à questão do feminicídio muitas mulheres ficam receosas a denunciar com medo de serem mais agredidas ou julgadas que às vezes são ameaçadas.


Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Faz-se necessário, portanto, que o Ministério da Justiça, em parceria com as mídias de grande acesso, divulgue amplamente os canais de denúncia, tanto via telefone, quanto “online”, através de publicações nas redes sociais e transmissões ao vivo, esclarecendo a importância das denúncias e a possibilidade de fazê-la anonimamente. Nessas transmissões seria viável convidar voluntários que foram beneficiados pelo exercício da denúncia a relatarem sua experiência, de modo a desmistificar e superar o receio de denunciar que muitas mulheres têm. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora nesse cenário atual no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!