O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

As altas taxas de feminicídio no Brasil

De acordo com o filósofo chinês Confúcio " Se queres prever o futuro, estuda o passado". Esse pensamento, embora correto, torna-se contestável à medida que não é empregado no hodierno cenário brasileiro, visto que, as altas taxas de feminicídio, termo esse utilizado para referi-se ao assassinato de mulheres, é um problema recorrente na sociedade. Assim, é necessária uma análise acerca de causas, consequências e possível resolução dessa problemática deplorável.


Segundo o filósofo francês Jean Paul Sartre, o homem está condenado a ser livre. Nessa lógica, o feminicídio confronta a visão de Sartre, de forma que entre 2003 e 2013 houve um aumento significativo de 1011 mulheres mortas no Brasil, dado esse exposto pelo Mapa da Violência de 2015. Nesse contexto, é preciso também debater a respeito das motivações e dos agressores, em que sua maioria são companheiros ou ex-companheiros, que formulam a imagem da mulher como sua propriedade, achando-se assim detentor do seu direito a liberdade e a vida. Faz imprescindível a dissolução dessa conjuntura.


Em uma segunda análise, é eminente ressaltar que o feminicídio é crime, logo, vai de encontro com o Código Penal brasileiro e se enquadra na lei 13.140. Ademais, leis como essa podem surtir efeito o efeito de desistência no indivíduo que pensa em cometer tal atividade criminosa, poupando-se assim a vida de uma mulher. Dessa maneira, entende-se a questão como um problema grave e que medidas devem ser tomadas.


Portanto, é conveniente que os cidadãos compreendam que a mulher é livre e por isso os seus direitos precisam ser respeitados. Logo, cabe ao Ministério da Educação em conjunto com as escolas, por meio de aulas de conscientização sobre o mal do feminicídio com intuito de diminuir ou extinguir taxas futuras dessa pratica. Além disso, cabe também ao Ministério da Mulher resguarda-las, através de sugestões de penas mais rigorosas, para que o seu direito à liberdade seja efetivado. Só assim, será possível evitar problemáticas futuras.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!