O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Apropriação cultural

Logo após o sancionamento da lei Áurea, o Brasil aderiu políticas que incentivaram a imigração com o objetivo de adquirir mão de obra. No contexto contemporâneo, é evidente que a cultura brasileira é o resultado de uma incorporação de costumes e tradições de outros povos. Quais fatores que levaram a nação brasileira a assimilar tantas culturas? E quais são as consequências da grande diversidade de valores?
A assimilação de outras culturas vem desde o período colonial e foi se intensificando com o capitalismo. Fica nítido que a necessidade por mão de obra e a busca por melhorias de vida por parte dos imigrantes, foi um grande atrativo e catalisador da entrada de estrangeiros, resultando na ascensão da diversidade cultural. Além disso, o capitalismo teve e tem uma forte influência na difusão e incorporação de outros costumes. ?Indústria Cultural? é um termo que Adorno, filósofo e sociólogo, utilizou para descrever a coisificação da cultura, isto é, a cultura passou a ser uma mercadoria e fonte de lucro do sistema capitalista.
A ideologia de superioridade entre costumes e tradições são as bases dos valores dominantes. Esses valores ficam claros nas instituições sociais que buscam homogenizar a população, sobrepondo os seus valores do mesmo modo que os colonos fizeram com os ameríndios. Isso está percebível, quando se olha para as mídias, essas tem um padrões de valores e costumes entre os seus apresentadores, atores e todos os outros inseridos dentro desta instituição social.
Entende-se, portanto, que o Brasil é marcado por grandes diferenças culturais. Então, torna-se necessária a adesão de medidas que devem ser feitas de modo coletivo. As mídias, por sua vez, devem adotar outras culturas, através da introdução de pessoas de diferentes regiões, como norte, nordeste e sul, em suas programações, novelas e publicidades. Já o governo deve atuar desconstruindo a ideia de que há costumes superiores, isso pode ser feito através da adoção de campanhas e anúncios. E por último, as pessoas devem buscar para seus repertórios o conhecimento de outras culturas, que podem ser adquirido pela internet. Assim, as pessoas poderiam estar mais aptas e tolerantes sobre o tema e se aproximaria de uma sociedade mais justa e democrática.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!