O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Apropriação cultural

A apropriação cultural refere-se à incorporação de elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente.No entanto,este tema tornou-se emblemático em pleno século xxi,visto que a herança cultural brasileira é européia,logo os padrões dominantes são ocidentais e brancos.Dessa forma,contribuindo para dissolução da coletividade,alem de prejudicar o desenvolvimento do ser.

É importante pontuar,que a apropriação cultural refere-se a um modelo de socialização cultural em massa. No entanto, não é o que se reflete em grande parcela de grupos dominantes. Por um lado, o grupo dominante marginaliza uma etnia, religião ou cultura, tornando abomináveis seus símbolos e costumes aos olhos da sociedade; por outro, resignifica esse mesmo modelo tradicional, na tentativa de torná-los atrativos para a maioria da população, visando o lucro. Com isso, o protagonista daquela tradição abandona tais práticas, na tentativa de sofrer menos preconceito.
Além disso,de acordo com a antropólogo Marina Pereira Almeida de Mello,a apropriação cultural refere-se muito mais a apropriação feitas pelas indústrias e capitalismo em si do que as ações individuais.De maneira análoga, é possível perceber que a indústria capitalista visando somente o lucro, não considera o caráter político de resistência de seus sumos mercadológicos,transformando elementos socialização,como -turbantes,colares penaches,tecidos africanos,entre outros,em apenas objetos estético e de moda.Dessa forma , apagando seu significado histórico e apropriando apenas a quem pode pagar.
Portanto,verifica-se a necessidade de atenuar distorções relacionadas à apropriação cultural no Brasil, através de ações conjunturais entre os Ministérios da Educação e da Cultura,que visem a expansão de debates sociólogos e histórico no ambiente escolar ,com isso haverá respeito e o cuidado ao apropriar-se de elementos pertencentes as outras culturas,como também, a mudança de mentalidade da indústria capitalista ,o qual visam o lucro a partir de nossas escolha.Dessa forma,quem sabe,o será estabelecido o respeito com o próximo e sua cultura.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!