O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Apropriação cultural

Sociedade hipócrita
A diversidade cultural existente no Brasil é herança do processo de colonização ocorrido a partir do século XV. A fusão cultural que ocorreu no país favoreceu a miscigenação, além disso, fragmentou a cultura brasileira em duas vertentes distintas: sendo uma produzida por ´´brancos`` e outra por ´´negros``, tal divisão além de ser segregacionista, fomenta o racismo. Em suma, essa situação configura um problema a ser resolvido.
Inicialmente, vale lembrar que na época da escravidão, os escravos eram proibidos de se manifestarem culturalmente, por esse motivo perpétua, atualmente, persistência do racismo e da intolerância, em especifico com produção artística e cultural produzida por povos de origem afrodescendente. A TV, e as empresas de moda que, majoritariamente, é composta por uma elite branca ao fazer uso da apropriação de elementos da cultura negra colaboram para manutenção da desigualdade racial e cultural.
Contudo, a apropriação cultural possui conotação negativa, porque o Brasil ainda mantém uma segregação racial e cultural, de modo que a produção artística, por exemplo, o ´´funk`` e ´´hip hop`` originado nas periferias das grandes cidades, só ganha espaço na mídia e ´´status`` de arte quando passar ser copiada e produzida pela elite branca dominante.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Tesouro Nacional deve disponibilizar uma parcela dos impostos arrecadados para criação de oficinas de artes, música, teatro e bibliotecas, de modo que incentive o desenvolvimento e preservação da cultura da população menos favorecida que habitam as periferias das cidades. De acordo com Emmanuel Kant- ´´ O ser humano é aquilo que a educação faz dele``. Desse modo, o MEC (Ministério da Educação), deve implementar nas escolas públicas e particulares o ensino obrigatório das principais matriz culturais existente no Brasil, com objetivos de formar cidadãos conscientes e compromissados na formação de um país mais justo e igualitário.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!