O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Apropriação cultural

Durante a história muitas sociedades nasceram da união de várias outras, como, por exemplo, os helenos(antigos Gregos) que nasceram da junção de 4 povos. Por consequência disso culturas também acabam se misturando. Entretanto, no Brasil, essa junção provocou a chamada apropriação cultural gerada principalmente pelo racismo que se reflete em todos os âmbitos da sociedade, juntamente a um sistema capitalista que se apropria da cultura afro/afro-brasileira para apenas gerar lucro.

A indústria de consumo é a principal responsável por toda discussão em volta da apropriação cultural, isso porque ao longo das décadas elementos culturais africanos vêm sendo utilizados de forma desrespeitosa por não levar em conta o real significado de luta e resistência que cada elemento possui. Não beneficiando em nada o protagonista da mesma, o negro. Como disse a filosofa e feminista negra Jalmida Ribeiro: ?A etnia Maasai quer ser reparada pelo mundo da moda, por apropriação, porque lucraram com sua cultura sem que eles recebessem por isso.?

A manutenção de toda essa problemática tem como combustível, o racismo que está presente na sociedade e principalmente empresas. Sendo assim, o consumidor final é parte de todo processo de desvalorização e designificação o que colabora para a persistência do racismo. Surpreendentemente negros ao utilizarem elementos de sua própria cultura são muitas vezes alvo de palavras pejorativas relacionadas a religião africana, pro outro lado, nos brancos esses mesmos elementos são vistos como moda ou até ?ousadia?.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério da educação deve incluir em sua base curricular um estudo maior das culturas, principalmente a africana, com o auxilio das escolas produzindo feiras culturais, além do aprendizado em sala de aula. O que reduziria o racismo e consequentemente traria significados a mesma. Nas empresas, além dos elementos em objetos, a informação do que aquilo representa poderia chegar por meio de campanhas publicitárias, atingindo o grande público e consumidor final. Provocando maior consciência sobre a cultura utilizada.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!