O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Apropriação cultural

O RAP, um tipo de estilo musical, também conhecido como apropriação cultural, é muito comum ser composto por jovens negros e de periferia. Dito isso, é observado que a cultura, de modo geral, é muito importante para a construção da identidade do ser humano. No entanto, recentemente, quando se trata de apropriação cultural, esta, por sua vez, converge com temas relacionados as questões raciais no Brasil.
Nesse contexto, ultimamente, foi manchete da revista virtual Época, uma estudante paranaense de etnia branca que foi criticada, simplesmente, por utilizar um turbante - acessório tradicional e popular de origem africana -. Notável que, tal atitude, reforça negativamente o combate ao racismo, pois, tornar exclusivo tradições, elementos ou qualquer outro tipo de manifestação cultural a determinado grupo, só aumenta o grande abismo que ainda existe entre brancos e negros na sociedade brasileira.
No entanto, quando se trata desse tipo de aculturação, é importante observar o porquê a discussão sobre ela tornou-se tão corriqueira, ao passo que o uso de objetos e símbolos negros por pessoas brancas seja considerado desrespeitoso. Na linha de pensamento do filósofo André Malraux, a cultura sempre capacitou o homem a ser menos escravizado. Assim, todo e qualquer tipo de manifestação cultural, deve servir, entre outras coisas, para o fim da segregação racial, que ainda existe no país.
Portanto, é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de se resolver os impasses. Cabe ao ministério da Cultura, em parceria com as cooperativas, levar dentro das escolas, periferias ou até mesmo por meio de campanhas nas redes sociais: informações sobre a apropriação cultural e os principais modos de intervenção para que isso não se torne um problema. Ademais, o Ministério da Comunicação, junto com a Mídia, pode fazer políticas de conscientização, por intermédio do "Hora do Brasil", debatendo sobre esses tipos de assuntos e também das consequências do mesmo, com intuito de diminuir, gradativamente, esses problemas e , quem sabe assim, tornar a sociedade um lugar melhor de viver.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!