O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Apropriação cultural

Os Interesses envoltos na Apropriação Cultural
O conjunto de fatores morais, estéticos e intelectuais que uma sociedade considera como objeto de organização, como diria Marcuse, caracteriza-se como sendo cultura. Através disso pode-se implicar nas condições, bem como as consequências e interesses a que uma apropriação cultural pode ser condicionada.
Acerca da realidade brasileira, nota-se uma assimilação maciça de nuances da cultura norte-americana, seja nas músicas, vestimentas, modo de falar ou no consumismo em geral. Esse estrangeirismo faz parte do cotidiano brasileiro desde as primeiras guerras mundiais, quando os Estados Unidos resolveram combater a ameaça comunista utilizando de uma espécie de "colonização cultural" como arma contra as influências soviéticas e nazistas.
Inevitavelmente, apropriação cultural é um fator recorrente no decorrer da História. A humanidade é feita pela contribuição de diversas culturas, como a grega através da filosofia, a francesa pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e diversos outros aspectos advindos do iluminismo, a americana devido ao sistema republicano e constitucional, dentre outras. Portanto, observa-se que a apropriação cultural está condicionada por circunstâncias, nem todas benéficas ao indivíduo.
Quando se trata de fatores estéticos, a cultura tende a ser apropriada pelos aspectos mais difundidos. Os traços negroides, por exemplo, são por diversas vezes envoltos de esteriótipos, bem como elementos religiosos da cultura de determinados povos asiáticos. A apropriação de culturas pode ser mais livre desses esteriótipos, assim como aspectos políticos, entretanto, vem do interesse e da tolerância dos indivíduos, os fatores para se gerar uma cultura progressivamente livre de rótulos.
Através de mecanismos comunitários ou de obras artísticas, de charges ou grafites que representem o empoderamento das culturas minoritárias, a expressão na moda ou midiática das variadas formas de manifestação cultural poderiam, de certa forma, tornar o processo de apropriação cultural menos traumático.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!