O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

A série "Orange is the new black" apresentada pela Netflix, possui em sua trajetória momentos em que algumas presidiárias, são obrigadas a irem para uma sala "solitária". Dentro desse contexto, muitas delas começam a desenvolver transtornos psicológicos, dentre eles a ansiedade, depressão e até mesmo psicose grave. Atualmente, a vida real não se difere da ficção, a sociedade tem experimentado a solitária devido ao Covid-19, e assim muito da população estão cada dia mais, desenvolvendo transtornos mentais preocupantes dentro de suas próprias casas.


Em primeira análise, sabe-se que a situação de isolamento social é de longe, completamente nova para a população. Entretanto, o cuidado da saúde mental segue sendo algo pertinente e muito falado em meios de comunicação, instituições de ensino e até mesmo no trabalho. Um exemplo disso é a campanha "Janeiro Branco" e "Setembro Amarelo". Porém, antes mesmo da pandemia, para muitos cuidar da saúde mental é artigo de luxo, por falta de recursos, acesso e também por preconceito.


Contudo, a falta de cuidado pode gerar graves consequências em meio ao isolamento social. Segundo o site de notícias "Brasil de fato", ao falar sobre transtornos psicológicos, relatou que o suicídio cresceu cerca de 1,6% nessa quarentena, no Brasil. O fato da população, não possuir fácil acesso aos cuidados mentais, ou por não terem condições financeiras, ou até mesmo não possuírem informações a respeito da saúde mental, muitos como forma de escape abusam de álcool, drogas e até mesmo atentam contra a própria vida.


Sendo assim, diante dos fatos é necessário que algumas medidas sejam tomadas para que a sociedade cuide e melhore sua saúde mental nessa quarentena. Para isso, é importante que o Ministério da Saúde juntamente com o SUS aumente o número de profissionais de Psicologia e Psiquiatria dentro de instituições espalhadas pelo Brasil. Para que, por meio de ONG's e políticas públicas de saúde, desenvolva de forma gratuita e acessível um trabalho de ajuda, como atendimento de urgência para pessoas em crise psicológicas, bem como acolhimento de pessoas com queixas de depressão e ansiedade. Pois, ao escutarem essas pessoas, elas não estarão de fato em uma solitária, mas sim abertas para o cuidado de si, diminuindo impactos negativos na saúde mental frente ao isolamento social.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!