ENTRAR NA PLATAFORMA
Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

     O psicólogo americano Daniel Goleman foi responsável por definir a inteligência emocional como a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e administrá-los. Devido a isso, sabe-se que, a falta dessa habilidade em meio a situações extremas, como uma pandemia, é responsável por causar transtornos mentais como depressão e ansiedade. Além disso, tendo em vista a atual conjuntura vivenciada pelo novo coronavírus, fatores sociais e econômicos também estão relacionados ao adoecimento mental da população brasileira.


     Em primeira análise, sabe-se que, Daniel Goleman é considerado o pai da Inteligência emocional por definir o termo como a capacidade de entender os próprios sentimentos e saber lidar com eles. Por isso, diante da atual pandemia causada pelo coronavírus, a falta da habilidade para lidar com o sentimento de medo, angústia e incerteza é responsável por causar transtornos mentais. Como prova disso, tem-se o estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERG), que revela que, durante a atual pandemia, os números dos casos de ansiedade, estresse e depressão aumentaram em 90% entre a população brasileira. Sendo assim, é possível perceber os prejuízos à sanidade mental dos indivíduos causados pela incapacidade de gerir as sensações negativas durante situações extremas.


     Além disso, deve-se analisar que, diante do enfrentamento da pandemia, os fatores sociais e econômicos também são responsáveis pelo adoecimento mental. Sabe-se que, enquanto uma pequena parcela da população mais abastada, tem condições de se proteger do coronavírus no conforto de suas próprias casas, e sem se preocupar com a questão financeira, alguns trabalhadores, sobretudo, as empregadas domésticas, os funcionários de supermercados e os motoristas, precisam sair diariamente, enfrentar ônibus e filas para se deslocar até os seus trabalhos, visto que, muitos deles contam com o pagamento diário para conseguir se alimentar. Ainda de acordo com o estudo realizado pela UERG, esses trabalhadores são mais suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos mentais devido à vulnerabilidade à contaminação do vírus, por isso ficam mais ansiosos e preocupados.  Indubitavelmente, são necessárias novas políticas públicas a fim de assegurar o equilíbrio da saúde mental dos brasileiros menos privilegiados, que enfrentam diariamente a pandemia.


     Portanto, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Governo, junto ao Ministério da Educação, desenvolver projetos nas escolas da rede pública, por meio de palestras, ministradas por psicólogos, a fim de auxiliar as crianças e jovens a desenvolver a inteligência emocional, visando evitar o acontecimento de transtornos mentais. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde, promover terapias, nos postos de saúde de cada município, realizadas por profissionais qualificados, para atender os trabalhadores que enfrentam a pandemia diariamente, a fim de assegurar o equilíbrio mental desses trabalhadores. Dessa forma, com a cooperação de todas as partes, será possível garantir uma boa qualidade da saúde mental dos brasileiros durante o enfrentamento da pandemia.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado