ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

     Embora a Constituição Brasileira de 1988 assegure o direito indelével à saúde a todos os cidadãos, percebe-se em meio a uma pandemia, fatores que limitam a plenitude dessa garantia. Nesse contexto, o isolamento social forçado tem gerado novas formas de dinamização do espaço físico, no qual a maioria da população ainda busca se adequar. Dessa forma, discutir as múltiplas faces da solidão coercitiva, torna-se importante e uma aliada à compreensão das consequências das mudanças repentinas no coletivo que estão fazendo da ansiedade e depressão dificuldades a serem superadas. 
    Segundo Jean-Jacques Rousseau, filósofo suíço, o homem nasce livre e por toda a parte vive acorrentado. Nessa perspectiva, tal pensamento parece refletir a ressignificação da palavra liberdade. A ideia é ponderar os estilos de vida frente a pandemia contemporânea da Covid-19, que exige resiliência e educação psicológica para compreender o isolamento em quarentenas. Entretanto, ser livre por natureza, faz com que parte da população sinta dificuldades em se adequar a uma nova rotina com limitações, cuidados pessoais, outrora, negligenciados e, ainda, manter-se saudável fisicamente e psicologicamente. Esse panorama de adaptação diligente acontece sem resguardo e apoio à saúde mental do indivíduo, causando medo e perda de controle da vida, expondo a fragilidade do homem no contexto das incertezas e a resistência à solidão, a qual gera sentimentos negativos análogos à depressão e ao estresse agudo. 
    Leandro Karnal faz uma indagação contundente em seu livro,  O dilema do porco-espinho- a solidão acompanhado é pior do que a solidão sozinho? Nesse âmbito, os problemas da Covid-19, que vão além da sua transmissão, estão relacionados ao altos índices de ansiedade e depressão, pois esses estão diretamente associados a solidão. No caso da depressão associa-se a idade avançada e a ansiedade à sociedade líquida moderna, além do baixo nível de escolaridade que impede o pensamento crítico e limita intelectualmente o indivíduo, fazendo-o refém de suas utopias. Assim, a carga emocional consoante a limitação crítica em entender que as mudanças do mundo são consequência do protagonismo do homem revela um ser, sujeito a emoção e ação incoerentes, além da carência de habilidades inatas de agir com a razão. 
    Portanto, a fim de garantir a saúde como direito inato ao cidadão brasileiro, urge ao Governo Federal aliado às esferas estadual e municipal, a criação de centros especiais de escuta e sondagem dos efeitos psicológicos consequentes do isolamento social na pandemia. Com esta iniciativa, que deve visar não só a exclusão do diagnóstico de Covid-19, mas confirmar o quadro de ansiedade que pode demandar tratamento terapêutico e medicamentoso, busca-se uma reestruturação do indivíduo na sociedade, além do apoio contínuo a sua saúde mental. Ademais, compete aos munícipios, o papel de reeducação social, por meio de cartilhas e parcerias fixadas com as secretarias de educação e cidadania, a fim de assegurar a liberdade natural ao homem, como afirma Rousseau. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado