ENTRAR NA PLATAFORMA
Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

 No seriado norte-americano “The Walking Dead”, a personagem “Maggie” sofre comde constantes surtos de ansiedade que ocorrem devido ao alastro, rápido e poderoso, do vírus tipo “Zombie”, afetando, assim, todo seu psicológico. Fora da ficção, esta é a realidade de uma grande parcela da população que, lamentavelmente, possui crises de ansiedade e, em casos mais extremos, desenvolvem depressão. Neste mesmo âmbito, a saturação emocional causada pelo estresse e a influência da mídia são os principais motivos para tais problemas acontecerem.


 De maneira inicial, é possível verificar que o “lado” emotivo, racional e psicológico de certos indivíduos foram, extremamente, afetados pela pandemia. Segundo o jornal informativo “BBC English”, em uma análise à nível global, constatou que, o estresse está em primeiro lugar entre os diversos fatores que causam ansiedade e depressão, fato este que tem como motivo a aceleração do metabolismo cerebral, o qual estimula a obtenção imediata de resultados. Por isso, pode-se afirmar que a saturação fisiológica e, principalmente, emocional é, em grande parte dos casos, um intensificador da ansiedade e possível causador da depressão.


 Em segundo plano, nota-se que a influência midiática possui uma enorme capacidade de aterrorizar e controlar a mente de uma fração dos telespectadores. De acordo com um estudo realizado pelo noticiário “CNN”, o terrorismo mental e, totalmente, persuasivo causado pela mídia é o principal responsável pelas ocorrências de depressão e de ansiedade no mundo crescerem, de maneira brutal, nesta pandemia. Logo, a mídia influenciadora causa pânico em certos indivíduos, os quais respondem a tal estímulo de forma negativa e, consequentemente, podem apresentar depressão e ansiedade extrema.


 Diante disso, é necessário combater, urgentemente, qualquer fator exterior que possa causar algum dano psicológico na população brasileira e mundial. Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania e ao Ministério da saúde analisar e tratar, por artifício de fiscalizadores estaduais e por profissionais da área da saúde, possíveis casos de ansiedade e depressão causados pelo aumento excessivo do estresse, tendo como objetivo tranquilizar a sociedade e, eventualmente, reduzir tais enfermidades psíquicas no Brasil. Além disso, é necessário punir, por meio de multas federais aplicadas pelo Ministério da Justiça, mídias televisivas que propagam o “terrorismo mental” a fim de encerrar tal atividade pejorativa. E somente assim, casos como de “Maggie” serão evitados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde