ENTRAR NA PLATAFORMA
Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

       No filme “Náufrago”, é retratada a sobrevivência de Chuck em uma ilha no Oceano Pacífico, onde, totalmente isolado, desenvolve mecanismos para manter sua sanidade mental, como na criação de Wilson, um amigo imaginário. Assim como na ficção, hodiernamente, na pandemia causada pelo vírus SarsCov-2, a ansiedade e a depressão são crescentes adversidades nos brasileiros. Acerca dessa realidade, a imersão digital e a falta de políticas públicas sujeitam a instabilidade psicológica da sociedade. Diante desses contratempos, medidas são necessárias.


       Em primeiro lugar, é evidente que a internet e as redes sociais corroboram para a sociabilidade no contexto da pandemia. Isso porque o diálogo e o contato físico foram virtualizados em função do isolamento social, medida de segurança contra a infecção. Entretanto, o psiquiatra Marcelo Veras indica essa transição digital como um “mal-estar”, que gera uma relação de dependência entre a realidade e a representatividade. Como consequência, a informação subordinada às mídias viabiliza a disseminação e assimilação de “Fake News” sob forma de medicalização e, até mesmo, charlatanismo, colocando em risco a saúde metal e física dos indivíduos. Portanto, a instrução da sociedade é importante.


       Outrossim, vale ressaltar, também, o que Zygmunt Bauman chama de “Instituições Zumbis”, entes governamentais que negligenciam a desigualdade social, o que agrava o contexto psíquico da população. Isso se deve pelo fato da incerteza da subsistência, a exemplo, alimentar condicionar a integridade emocional das famílias. Por essa razão, o estresse e a crise de ansiedade causadas em indivíduos de vulnerabilidade social são produtos do medo da eminência de contaminação, no qual demonstra que a Covid-19 não é a única doença preocupante nesse surto global. Logo, além do Auxílio Emergencial, é fulcral a criação de subsídios que considerem a condição social.


       Em suma, faz-se necessário mecanismos que contornem essa questão de saúde pública. Para isso, o Ministério da Saúde deve, por meio de programas e palestras virtuais, instruir a população acerca da importância dos diagnósticos do novo coronavírus e dos cuidados psicoemocionais, a fim de impedir o desenvolvimento da insegurança e a consequente crise de ansiedade. Ademais, cabe ao Governo Federal, por meio de bolsas alimentares, viabilizar a subsistência dos indivíduos de baixa renda durante o isolamento social, para evitar a emergência da exposição ao vírus. Dessa forma, tornar-se-á possível, aos brasileiros, garantir a saúde mental e distanciá-los, aos poucos, da realidade de Chuck.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado