ENTRAR NA PLATAFORMA
Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

  No livro "Em busca de sentido" de Viktor Frankl, é retratada memórias e reflexões profundas sobre um dos capítulos mais sombrios da história humana, os campos de concentração, entre eles Auschwitz. Em seu livro ele relata como o ser humano foi levado a situações extremas, sub-humanas, e o que se passa na cabeça do prisioneiro. Paralelamente, é fato que os devaneios psíquicos causados por uma pandemia são agravados por motivos "análogos" aos vividos pelo escritor em seu cárcere. Nesse sentido, a quarentena é um dos agravantes de problemas que muitas vezes são atenuados pela falsa sensação de normalidade que a vida cotidiana pode passar, entre eles a anomia e a procura de sentido na vida.



 Em primeiro lugar, é imprescindível destacar que o sentimento que uma quarentena involuntária pode causar é abstrato e individualizado para cada ser humano. Nesse sentido, esse sentimento pode ser relacionado ao "spleen", associado ao poeta Charles Baudelaire. O termo spleen representa um estado de tristeza pensativa ou melancolia aguda, muito expressa pelas obras e poesias românticas do século XIX, como uma desvinculação de uma força vital interior do ser humano ou um impulso de vida pleno. Partindo desse pressuposto, pode-se encaixar a anomia como um "spleen" da contemporaneidade, onde a pandemia e a melancolia causadas pela quarentena e pelo isolamento social involuntário, tem fortes reflexos na sensação de perda de controle da rota que era amparada pela vida dita na atualidade como "cotidiana".


 


 Por conseguinte, pode-se surgir perguntas na mente humana em seu estado de mais pura melancolia, assim como Viktor Frankl em seus dias de cárcere e anomia reflexiva sobre a vida.  De acordo com Zygmund Bauman, se vive hoje um período de liberdade ilusória, já que a liquidez da atual sociedade de mercado tem como objetivo ser o "pão e circo" do capital, complexa e cheia de espetáculos. Por exemplo, os aparatos de poder ditatoriais do mercado de "ter e ter" sempre, que influênciam nas relações mercantis do dia a dia, que faz-nos buscar coisas e preencher nosso tempo sem racionalizar a respeito, pois racionalizar requer tempo e trabalho mental. Então, quando essa demanda mercadológica é atenuada e é preciso parar, o tempo para pensar e dar sentido as coisas é ampliado, e pode-se ver que muitas coisas não tem sentido algum, e assim nasce-se a anomia pandêmica e os questionamentos pela busca de sentidos. 



 Portanto, é essencial que o Estado tome providências para superar o quadro atual. Para que os problemas psíquicos causados pela quarentena sejam atenuados, urge que o Ministério da Saúde em conjunto com empresas privadas de mídia criem, por meio de verbas governamentais emergenciais, linhas telefônicas diretas entre a população e profissionais da saúde capacitados para lidar com emergências psíquicas. E além disso, campanhas publicitárias em redes sociais e em mídias de massa advertindo sobre os sintomas e problemas acarretados pela quarentena, e como ter acesso ao programa de "linha direta" com profissionais da saúde. Somente assim será possível combater os efeitos psicológicos de um "cárcere" como o vivido por Viktor Frankl em "Em busca de um sentido", e paralelamente a anomia causada pela quarentena vivida em tempos de pandemia, potencializada por uma sociedade superficial e líquida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado