O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Ansiedade: a doença dos millennials

O transtorno de ansiedade é uma condição que leva a pessoa a se sentir em constante agonia, muitas vezes sendo manifestada também por sintomas físicos como a taquicardia e a falta de ar. Esse é um distúrbio que vem afetando cada vez mais pessoas e são diversas as causas que levam ao seu desenvolvimento mas todas estão ligadas a cobrança, seja ela por parte da sociedade ou do próprio indivíduo. E por ser uma doença que afeta milhões de pessoas e devido ao efeito prejudicial que causa na população, é de extrema importância que seja oferecido apoio e tratamento para quem a tem.

A cobrança é o fator principal que leva ao desenvolvimento deste transtorno. Para Freud, a explicação estaria na chamada "cultura do sucesso" em que o indivíduo sentiria uma necessidade tão grande em obter êxito na vida que esta constante busca em ser bem sucedido a qualquer custo acarretaria no transtorno de ansiedade, bem como em outros distúrbios psicológicos. Essa situação é bem exemplificada nas escolas e colégios em que o aluno é tão cobrado por todos, e por ele mesmo, que muitos acabam desenvolvendo a ansiedade. 

Por conseguinte, os males que este transtorno causa em conjunto com o falho suporte oferecido à população dificultam a vida de quem sofre com isso. Segundo o psicólogo Alexandre Bez, o indivíduo com ansiedade pode desenvolver doenças psicossomáticas, ou seja, doenças mentais e físicas como a gastrite e a úlcera, além de também ser gatilho para outros transtornos. Outrossim, a má distribuição dos Centros de Apoio Psicossocial, os chamados CAPS, e a falta de efetivação destes (8,5% deles em 2016 não haviam registrado nenhum atendimento, segundo o Ministério da Saúde), causam um grande déficit no suporte à pessoas com ansiedade. 

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, é dever do Estado garantir saúde para sua população. Portanto, se faz necessário que o Ministério da Saúde forneça, por meio da construção de mais Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) e da fiscalização destes, apoio psicológico para todos aqueles que precisem de tratamento como terapia ou medicamentos. E devido a alta taxa de pessoas com ansiedade no Brasil, essa atitude deve ser tomada com urgência para oferecer uma qualidade de vida melhor para a população. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!