O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Animais em cárcere

O cárcere de animais busca satisfazer o desejo pessoal de um cidadão e persiste por razões culturais arraigados na sociedade brasileira. Em verdade, sabe-se que manter um animal enclausurado, privando este ser do direito de ir e vir, deixa evidente imposição do poder de uma espécie sobre outra, pois um humano só é mantido em cárcere privado ao cometer praticas malévolas. Conquanto, é importante lembrar da existência de um mercado lucrativo que se beneficia com a vendas de animais, geralmente obtidos de forma ilícita na qual acomete principalmente animais silvestres, consequentemente, provocando extinções.
Com efeito, observa-se que não é ético manter um animal preso, privando este da liberdade. Entretanto, essa pratica é comum no âmbito brasileiro, porque os antepassados da geração atual tinham esse hábito, que foi disseminado como uma herança cultural. Dessa maneira, vale destacar uma característica relevante dos animais, a necessidade de mover-se para prover-se, portanto, manter um animal enclausurado não vai trazer um alívio emocional para esse ser por via da privação da condição natural ambiental que recai sobre estes. Logo, é contraditório querer fazer bem um uma espécie e ao mesmo tempo mantê-lo preso, visto que há um vínculo entre a felicidade e a condição de liberdade.
Posteriormente, é perceptível há existência de um mercado de tráfico de animais, principalmente de silvestre. Nesse sentido, a venda ilícita de determinada espécie causa pode vim a desencadear a sua extinção, afetando diretamente o ecossistema e o ser humano, pois este sofre com o desequilíbrio da natureza. Outrossim, a frase ?O homem é o lobo do homem? tornada célebre pelo filosofo Thomas Hobbes, traduz a situação assistida porque o principal prejudicado pelo desequilíbrio da natureza é a população, logo, o humano é capaz de cometer atrocidades contra elementos da própria espécie. Além disso, é cada vez mais constante as incursões nas matas tropicais em busca de animais para fomentar o trafico nacional e internacional e consoantes fontes governamentais estima-se que o trafico de animais silvestres seja o responsável pelo desaparecimento de 12 milhões de espécimes. Devido a esses atos de cunho imoral e violento, o brasil possui 208 espécies de animais ameaçados de extinção e mais 10 espécies novas poderão ser adicionado segundo a lista oficial de animais ameaçados de extinção publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Destarte, face ao exposto, observa-se que o cárcere de animais e o seu tráfico devem ser combatido. Portanto, faz-se necessário o Governo Federal fomentar mais vagas nos concurso publico para o Ibama, no intuito de ter mais profissionais para suprir todas as demandas. Ademais, realizar palestra em escola e ONGs(organização não governamental) visando sensibilizar a a sociedade civil da importância do trabalho conjunto com órgãos públicos e demais autoridades, fazendo denúncias por telefone ou pessoalmente de praticas de tráfico. Além disso, é necessário que o Governo crie mais delegacias especializadas em abusos contra animais, em turno de 24 horas, para o registro de queixas por tempo integral.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!