O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Animais em cárcere

"Um mal necessário''
Ao longo da história, a humanidade convive com algumas espécies de animais numa relação de domínio, ora os utilizados para fins econômicos, ora para proteções e companhias. Na sociedade contemporânea, essas relações são mais clara, indo desde o animal de estimação até o uso de animais para finalidade comercial ou desenvolvimento de pesquisas. Todavia, são muitos os casos em que essas relações são marcadas pela violência e a falta de ética por parte do ser humano.

É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Maquiavel: ?Os fins justificam os meios.? Que tem como significado que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante. De maneira análoga, destaca-se a importância do uso de animais para experiências que é essencial para o desenvolvimento da ciência, porém gera polêmicas na qualidade de cobaias, uma vez que são comuns os casos de maus tratos e desconforto para eles. Haja vista que, embora existam leis que protejam os animais, a impunidade é mais comum que o castigo.

Outrossim, destaca-se a utilização desses seres vivos que participam de "espetáculos" como circos, vaquejadas, farras do boi e rodeios que sofrem agressões que não são de conhecimento do grande público. A aparente alegria e glamour destas festas esconde um lado desumano e cruel. Além da dor física somada ao sofrimento psicológico devido à ansiedade e ao medo que a tortura causa neles. Felizmente, hoje em dia, cada vez mais pessoas estão conscientes de que circos com animais devem ser abolidos. Na verdade, muitos lugares, como a Bolívia e a Grécia, já baniram circos com animais.

Entende-se, portanto, que a continuidade da violência em relação aos animais na contemporaneidade é fruto da ainda fraca eficácia das leis de proteção contra esses abusos. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar um plano de implementação de códigos de ética mais rígidos e claros frente à pesquisas com esses seres, aliados à esfera estadual e municipal do poder, principalmente nas áreas que mais necessitem, além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas de televisão como forma de estímulo à denúncia de maus tratos por meio de canais. Dessa forma, segundo os princípios éticos, o problema será gradativamente minimizado no país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!