O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Animais em cárcere

No mundo há uma diversidade de animais que vivem em diversos locais, isto é, em selvas, florestas, ou mesmo no meio urbano. Entretanto, sua vivência com seres humanos nem sempre é amigável, ou seja, o animal é maltratado, encarcerado de forma que há consequências físicas e psicológicas ao animal.
Em cidades do interior do Brasil é recorrente o encarceramento de aves em gaiolas, como papagaios, curicas. Dessa forma, os animais muitas vezes têm suas asas arrancadas para que fiquem impossibilitados de voar. Além disso, é rotineiro nos grandes espetáculos circenses o uso de animais silvestres, estes assim como as aves, são tirados de seu lar e colocados em jaulas. Portanto, em relação aos dois casos, é tirado dos animais algo precioso que eles têm o direito de desfrutar, à liberdade. Com isso, além do fato de ser removida dos bichos sua independência, eles são trancafiados em locais apertados, por exemplo, 24 felinos foram resgatados de um circo no Peru e foram levados para santuários de animais na capital da África do Sul, anteriormente, eles serviam de atração ao público e viviam em jaulas muito apertadas. Consequentemente, o animal tende a ficar estressado e violento o que pode ocasionar em tragédias, como no caso no Peru onde uma pessoa foi atacada por um leão de circo. Dessa forma, o animal vive como se fosse um presidiário onde o presídio é uma jaula apertada sem nenhum conforto onde foi preso injustamente sem nenhuma perspectiva de ser liberado.
Além disso, outros meios de privação à liberdade ocorrem no Brasil e no mundo com animais domesticados, como cachorros, gatos, por exemplo, na cidade de Recife, Zona Sul, ocorreu um caso onde um cachorro foi achado acorrentado sem comida, água e desnutrido, logo, em situações como essa o bicho tende a ficar estressado, consequentemente terá um comportamento diferente, isto é, o cão tenderá a se isolar quando há a presença de outros animais, latirá constantemente, irá se assustar por qualquer motivo. Com isso, mais uma vez a crueldade humana é exercida contra um animal irracional. Portanto, a falta de liberdade dos animais é um fato muito recorrente é mostra que quando há a privação dos bichos os seres humanos estão impondo suas vontades sobre os animais, além do animal ser tratado como um brinquedo onde é exposto de forma constante em algum lugar fixo sem que haja uma independência por parte do bicho em ser livre é exerce sua própria vontade.
Levando em consideração o que foi exposto, podemos inferir que os problemas vivenciados pelos animais podem ser amenizados com a parceria entre estado e população, isto é, a população deve cobrar leis mais rígidas dos governantes locais além dos cidadãos utilizarem as redes sociais como meio de divulgação e denúncia a pessoa que encarcerar e maltratar animais domésticos e silvestres. Além disso, é importante o apoio do estado aos órgãos que combatem os maus-tratos e cárceres de animais silvestres, isto é, verbas para a criação de mais santuários de animais silvestres e no caso dos animais domésticos o governo deve criar uma página, onde os cidadãos divulgam casos de cárceres aos animais domésticos, no qual o governo possa analisar e apurar os casos e tomar medidas cabíveis para que a integridade física e psicológica do animal possa ser mantida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!