O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Analfabetismo

Dos assuntos mais latentes da atualidade, é imprescindível não citar o analfabetismo no Brasil, visto que, este problema afeta diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país, já que traz consigo complicações, tais como: desemprego, desestrutura familiar e intelectual, pobreza e pouco acesso a informação, fato recorrente desde a colonização brasileira, período que somente a raça branca era escolarizada.
Na sociedade contemporânea ainda há respingos desta desigualdade, a qual segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE- dois em cada três analfabetos são negros ou pardos, evidenciando a diferença racial perante o analfabetismo, assim contribui-se para a formação de periferias majoritariamente de população negra, com baixa renda familiar, pouco acesso a informação e desestrutura de sanidades básicas.
Em face disto o governo criou escolas afim de alfabetizar toda população, conforme as metas do milênio imposta pela organização das nações unidas -ONU-, no entanto na pratica há uma má gestão do Estado, já que o brasileiro convive com situações precárias nas escolas, as quais recebem pouca ou nenhuma ajuda governamental, além disso conta com maus professores, os quais não incentivam o aluno há almejar cargos e posições de respeito tanto profissional como pessoal na fase adulta, não exercendo com esforço e amor a tua profissão.
Diante disto os jovens são prejudicados no Exame nacional do ensino médio "ENEM" imposto pelo Ministério da educação -MEC- afim de proporciona vagas nas universidades federais, o que desencadeia poucas chances de graduação, desestrutura familiar e pobreza as pessoas desabastadas, fato contribuinte para o índice de analfabetismo funcional que segundo a -UNESCO- são as pessoas as quais não conseguem interpretar o sentido das palavras, expressar, por escrito, suas ideias, nem realizar operações matemáticas mais elaboradas. Chegando a sessenta e oito por cento da população em dois mil e cinco de acordo com informações do -IBOPE-.
Contudo o governo deve prestar mais assistência as escolas publicas e estaduais, além disso deve-se criar campanhas para diminuir o preconceito racial, afim de oferecer para toda sociedade o mesmo nível de educação, assim tendo uma concorrência justa nas provas externas á escolas. Deve-se também oferecer cursos de alto patamar para os professores, assim irão exercer com mais precisão os seus cargos. Os pais por sua vez devem educar os filhos corretamente e não deixar esta função especificamente para escola, afim de não sobrecarrega-las.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!