O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Altruísmo no mundo contemporâneo

O mundo vive uma situação única em toda a sua história. A técnologia permite que todos se conectem instantaneamente, cenário utópico a algumas décadas. Paradoxalmente, esse contato maior entre as pessoas, cria um sentimento de distância da realidade, que passa a existir somente na tela do celular ou do computador.
Entende-se por altruísmo a capacidade instintiva que um individuo tem em preocupar-se com o outro. Mas o ser-humano tem uma peculiaridade em relação aos demais animais: ele é capaz de driblar seus próprios instintos, colocando a "razão" e a opinião à frente das decisões.
A segregação socioespacial em grandes cidades, a poluição do meio ambiente, o descarte inadequado de lixo e esgoto e, principalmente, a exploração extensiva e descontrolada do meio ambiente, em prol do desenvolvimento econômico, são exemplos visíveis do quanto o sentimento altruísta foi deixado de lado.
A criação de conceitos, como o da sustentabilidade, pretendem unir o crescimento à preservação dos recursos naturais. O problema está justamente em adequar o estilo de vida consumista em modelos sustentáveis, evidenciando mais ainda o grau de egoísmo quase universal instalado, que vai prejudicar enormemente as próximas gerações.
Nunca foi tão importante pensar no futuro do mundo. A população deve pressionar o governo a adotar medidas mais intensas contra a degradação da fauna e da flora, como a ampliação de reservas naturais, a construção de novos centros de reciclagem e a diminuição na produção de produtos descartáveis, aliados a campanhas de mobilização coletiva.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!