O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Altruísmo no mundo contemporâneo

Antes que Tudo Acabe
De todos os sentimentos humanos o altruísmo é, certamente, o mais belo, porque traz em si mesmo a união de outros tão sublimes como o amor, a abnegação e a solidariedade, tão distantes da sociedade contemporânea, que vive em sua maioria de forma egoísta e imediatista, não se preocupando com o futuro, quer seja como sociedade, na construção de um mundo melhor, ou até em relação à natureza, quando não procura garantir sua sustentabilidade. Exemplos como o de Madre Tereza de Calcutá, Chico Mendes e Martin Luther King Jr. já não são tão presentes no mundo contemporâneo, o que de certa forma demonstra o alienismo do mundo atual na direção dos interesses individuais em detrimento dos coletivos.
Dessa forma, a humanidade em nosso tempo tem demonstrado de forma clara a ausência desse sentimento, quando produz desigualdades cada vez maiores entre ricos e pobres, provoca guerras absurdas em nome da religião ou por preconceitos fenotípicos, e vê um em cada nove pessoas passar fome no mundo, enquanto 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados.
Do mesmo modo, o comportamento em relação à natureza não é diferente, pois podemos constatar a degradação do meio ambiente como o desmatamento para extração de madeira de forma não sustentável, ou a extinção de ecossistemas como o serrado brasileiro para implantação da agricultura de exportação, além da utilização dos combustíveis fósseis na sustentação do modelo econômico mundial, em detrimento do desenvolvimento das energias alternativas, que podem ser em primeiro momento mais dispendiosas, mas trazem consigo uma proteção maior ao meio ambiente.
Diante de tudo isso, a humanidade tem experimentado cada vez mais e com maior intensidade, a necessidade de praticar o bem e promover o altruísmo como um instrumento de cidadania, e assim promover a fraternidade, a solidariedade e a liberdade entre os povos. Para isso, a humanidade precisa rever seus conceitos de formação intelectual de seus indivíduos, dedicando em igual medida a formação do caráter científico e humanitário, inserindo nos currículos escolares, desde a tenra idade, as noções de compartilhamento, de amor e respeito ao gênero humano e à natureza. Da mesma forma, as famílias incluírem na educação de seus filhos um sentimento maior de solidariedade em contrapartida aos de elitização e superioridade que, às vezes sem notar acabamos passando a eles.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!