O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Altruísmo no mundo contemporâneo


Percebe-se que, inseridos no mundo contemporâneo, os indivíduos mostram-se, por vezes, egocêntricos na maior parte do tempo. Tal fenômeno manifesta-se, claramente, nas redes sociais. Visto que, neste meio, vivemos de exposição pessoal e vivemos de maneira efêmera. Em virtude desta realidade, as condições formadoras de caráter e personalidade humana tornaram-se carentes de essência. Entretanto, há pessoas que se destacam em meio à sociedade, praticando ações para o bem comum a longo e curto prazo.

A era tecnológica em que vivemos tem por consequência o distanciamento emocional e sensorial dos indivíduos. Cada vez mais imersos nos aplicativos digitais, os seres obscurecem o mundo à sua volta a fim de vivenciar um mundo irreal. Felizmente, contrapondo-se à massa que vive nessa bolha, temos pessoas preocupadas com as outras à sua volta. E que, até mesmo, utilizam seus perfis digitais para conscientizar os outros a respeito da vida, em escala global, presente fora de uma tela - que é movida por ações, invés de cliques. O altruísmo é que diz respeito à quebra do egocentrismo. Podemos caracterizar diversas práticas presentes no munto contemporâneo como altruístas, como campanhas solidárias, por exemplo. Ou um simples auxílio prestado à um amigo necessitado, como um conselho. A pessoa altruísta enxerga em si mesma a expressão de sentimentos pelos outros, sensibilizando-se com os mesmos.

Devido à isso, é possível enxergar esperança de melhora nas relações sociais humanas. A longo prazo, segundo os padrões atuais, a tendência das relações entre indivíduos é de maior isolamento, uma vez que dependemos cada vez mais da tecnologia moderna cotidianamente. Porém, cultivando ações altruístas sociais e repassando essa cultura para as gerações futuras, ampliamos as chances de mudar as relações. Com pequenos gestos, a longo prazo, constrói-se um mundo mais acolhedor. Afinal, a tecnologia permitiu ao homem estar perto e em contato com qualquer pessoa, a qualquer momento. As ações humanas são passíveis, portanto, de unirem emocionalmente, também, os homens. Então, toda ação não egocêntrica e egoísta é válida - desde dar bom dia ao outro até participar de voluntariados e afins. Uma geração que prática isto agora pensa não só em si mesma, mas também nas futuras gerações presenteadas com este legado.

Para resguardarmos o espaço do altruísmo na sociedade contemporânea, bem como o pensamento a longo prazo, mantendo a existência dessas ações na vida humana, deve-se, primeiramente, estarmos bem internamente, para, posteriormente, praticar o bem ao próximo. Encontrar um equilíbrio de saúde mental que gere felicidade é o primeiro passo. Em seguida, basta dar espaço, no seu cotidiano, às ações que tragam o bem comum. Tais medidas somente têm a nos acrescentar e contribuirão para que o mundo caminhe rumo à uma solução para o caráter humano.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!