O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Altruísmo no mundo contemporâneo

    Sob a pespectiva filosófica de Auguste Comte, o altruísmo é um conjunto de diposições humanas que se opõe ao egoísmo. Nessa pespectiva, Comte define um ser altruísta como aquele capaz de dominar seus instintos egoístas e realizar ações benevolentes para com outros seres. Na prática, as ações altruístas são visualizadas como exceções, visto que, em um contexto de mundo globalizado, características humanas como a empatia e a solidariedade são sobrepostas pelo individualismo.


    Em primeiro lugar, vale destacar o egoísmo como um atributo contrário àquilo que se entende como altruísmo. Nesse sentido, o livro "O Gene Egoísta", de Richard Dawkins, afirma que é preciso ensinar a generosidade e o altruísmo, uma vez que, inato ao individualismo, o ser humano enfrenta dificuldades em reconhecer a importância da dedicação social. Tal fato se concretiza nos ínfimos relatos de ações benevolentes que, por sua vez, são imprescindíveis na busca por tornar a sociedade mais humanitária.


    Em segundo lugar, remete-se à falta de empatia como atuante na formação das mazelas sociais. A exemplo, o livro "O Capital", autoria de Karl Max, traz à tona o conceito de "mais-valia" que consiste na desigualdade entre o salário do proletariado e o lucro do dono da empresa. Essa disparidade é fruto do desejo capitalista que, ao invés de voltar-se aos anseios trabalhistas, utiliza-se do poder para fazer juz aos própios interesses. Nesse âmbito, influi-se a necessidade do senso empático para construção do bem-estar social.


    Desse modo, faz-se mister a fomentação do termo "altruísmo" para solucionar a problemática que o envolve. Com esse objetivo, urge que o Ministério da Educação institua, nas escolas, a obrigação do estudo das ciências sociais, por meio das disciplina Sociologia, com a finalidade de salientar aos estudantes aos estudantes a importância do desenvolvimento do senso altruísta em uma sociedade marcada pela valorização de interessses individuais e que não têm por objetivo o bem-estar social do próximo. A partir de então, será possível aliar coletividade e solidariedade e, assim, por em prática o conceito de altruísmo desenvolvido por Auguste Comte.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!