ENTRAR NA PLATAFORMA
Alienação parental no Brasil

  “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Segundo o trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que durante a vida o homem encontrará obstáculos em sua caminhada. Uma dessas pedras pode ser a encontrada por crianças e adolescentes, vítimas da Alienação Parental, tema esse, frequente no Brasil.

  Primeiramente, quando ocorre a separação dos pais, os filhos já enfrentam dificuldades, como o distânciamento de um dos genitores, ainda que gradual. O tempo de convívio agora é inferior ao de costume, o que pode influenciar nas emoções do filho. Esse manifestará sentimentos de saudade e tristeza, os quais causarão dispersão durante os estudos e o desejo por isolar-se socialmente. 

  Ademais, pedras maiores são vistas durante o caminho do filho que vivencia a alienação parental. Isso ocorre quando um dos responsáveis alimenta uma má reputação do alienado ao filho, por meio de calúnias e quando o alienador proíbe e dificulta o contato do jovem com o afastado, maximizando os problemas psíquicos do filho, o que pode levá-lo a vícios, como bebidas e drogas, além de pensamentos suícidas. Essas condutas validam o pensamento de Émile Dhurkhem, exposto no livro " O Suicídio", o qual diz que mudanças repentinas influenciam no sofrimento e no crescimento de suicídios.

  Logo, o Ministério Público deve investir em profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais, a fim de acompanhar e tratar essas famílias, por meio de conversas e orientações aos envolvidos, com o intuito de não haver injustiças, caso o problemas chegue ao âmbito judicial e necessite de uma visão externa e profissional. Por conseguinte, o poder social pode trabalhar na disseminação do tema nas mídias sociais, mostrando as consequências da alienação, como multas, perda de guarda suscetível ao alienador e sobretudo os danos psíquicos causados ao jovem. Gerando a autorreflexão dos genitores, cooperando para a mitigação do problema, podendo, futuramente, desmanchar muitas dessas pedras na sociedade.

 
 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde