O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

De acordo com a constituição federal, todo brasileiro e estrangeiro residente no país, tem direito a vida e igualdade. Entretanto, é evidente que no Brasil, parte da sociedade tem uma cultura machista, visto que o machismo gera desigualdade social e violência. Assim, surge enormes sequelas para sociedade.


Em primeiro lugar, o direito de igualdade previsto na constituição federal, não esta sendo acatado e respeitado. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mulheres no mesmo cargo que homens ganham 23 porcento a menos. Fica evidente que o Estado não esta garantindo o direito a elas, prejudicando a vida dessas mulheres , que tendem a trabalhar mais fazendo horas extras, colocando sua saúde em risco.


Em segundo lugar, o machismo pode gerar a violência e consequentemente o possível feminicídio. Conforme o IBGE, o Brasil, é o 5 país no mundo que mais mata mulheres. A incapacidade do Estado de garantir o direito a vida no pais se torna visível mediantes aos fatos apresentados.


Portanto, medidas de controles deveriam ser tomadas para enfrentar o problema, como: O MEC (Ministério da Educação e Ciência) deveria reestruturar a grade escolar das escolas públicas e privadas, inserir novas matérias como: educação sexual e gênero, assim, investindo na educação que é a base para o convívio em sociedade, conseguiríamos ser um país mais igualitário. Desse modo, o Brasil, deve superar o problema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!