ENTRAR NA PLATAFORMA
Ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil
Em 1932, o voto foi concedido às mulheres com várias restrições, só poderiam votar mulheres casadas com a autorização dos maridos,viúvas e solteiras com renda própria, em 1934,essas restrições foram retiradas do Código Eleitoral. No século XXI, apesar de inúmeras conquistas no universo feminino ainda não existe uma igualdade de gênero. Por isso, questões como uma maior participação da mulher na política, bem como a equiparação salarial devem ser discutidas. Nesse contexto, não há dúvidas de que é um desafio a equivalência de gênero para o Brasil.
Em primeiro lugar,deve-se atentar para a educação que, segundo Paulo Freire, a mesma sozinha não pode transformar a sociedade, mas sem ela não ocorre mudanças nos indivíduos.Sobre esta perspectiva pedagógica, a educação é uma instância socializadora,que é responsável por aspectos intelectuais, físicos e sociais dos docentes. Podendo promover a conscientização de que não há diferenças entre homens e mulheres e então contribuir para a formação de cidadãos que lutem para equiparação salarial que , consoante o IBGE, mulheres ganham 25,5% menos do que os homens.
Além disso, a desigualdade quanto ao sexo, é uma fato social que , conforme Émile Durkheim, é o elemento presente em todas as sociedades. Outrossim, é indubitável uma atuação mais efetiva da mulher na política, embora a lei garanta que 30% das candidaturas em eleições legislativas devem ser garantidas para as mulheres, este percentual de participação é pequeno se comparado ao dos homens.
Infere-se, destarte, a adoção de medidas capazes de assegurar a diminuição de desigualdades entre os gêneros. As escolas devem levar o tema para a sala de aula, através de debates e palestras que difundem a luta da mulher por igualdade na sociedade brasileira e gerem conscientização dos indivíduos e reconhecimento da equidade em todas as áreas de atuação feminina, inclusive a econômica. Ademais ,o Poder Legislativo deve criar campanhas televisivas que incentivem uma maior inserção da mulher no cenário político, como também uma maior participação em partidos políticos para que mais mulheres sejam eleitas no Brasil. Dessa forma, aumentará a inclusão e respeito no país, em relação a luta feminina.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde