O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

Entende-se que, desde a Iluminismo, a sociedade só evolui quando há comoção pelo problema alheio. Ao observar as ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil, porém, é evidente que esse ideal iluminista não sai da teoria, permitindo que essa problemática se persista na atual realidade do país de tal maneira pela diferença salarial no mercado de trabalho, como pela crescente violência contra a mulher que, em outras palavras, é bastante conhecia como feminicídio.
Inquestionavelmente, é visto que a aplicação das leis constitucionais esteja entre uma das causas dessa questão. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de forma que o equilíbrio seja alcançado na sociedade por meio da justiça. É compreensível, inclusive que, no Brasil, as mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens mesmo tendo nível de escolaridade muitas vezes maior. Conforme dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham quase 30% a menos que os homens.
Ademais, não se pode esquecer de uma das grandes impulsionadoras do problema: a crescente (se não constante) violência contra a mulher. De acordo com o Papa João Paulo II, a violência destrói o que ela quer defender: a dignidade da vida e a liberdade do ser humano. Indiscutivelmente, os assassinatos não sobrepõem a quantidade dilacerante de assédio ou violência sexual que silenciam suas vítimas.
É notório, portanto, que ainda há desafios para a construção de um Brasil melhor. À vista disso, o Ministério da Justiça junto do Governo deve promover palestras educacionais e informativas tanto nas escolas quanto em órgãos públicos, que discutam o combate às diferenças entre gêneros, de modo a conscientizá-los de que essa é uma questão de direitos humanos e também um requisito imprescindível para a igualdade e a paz. Essa iniciativa, finalmente, pode se desfazer de alguns tabus que ligam, diretamente, à realidade das sombras, como na alegoria da caverna de Platão.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!