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A relação entre professor e aluno e o processo de aprendizagem

   No filme "A sociedade dos poetas mortos", a vida de um grupo de alunos muda totalmente após a chegada de um professor, que através de uma relação especial entre estudante e educador os faz desenvolver o gosto pela leitura e estudo. Fora da esfera cinematográfica, o desenvolvimento de uma ligação como essa nem sempre ocorre, o que, infelizmente, contribui de forma negativa no processo de aprendizagem. Nessa conjuntura, tem-se como fatores agravantes na perpetuação desse problema: o olhar muito mais profissional do que humano por parte dos professores e o sistema de aprendizagem passivo.


     Em primeira análise, cabe resaltar que uma visão empática sobre os alunos é essencial para se compreender e melhorar o modo como o serviço de educação é prestado. Consoante ao pensamento de Immanuel Kant, "é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Esse pensamento, pode ser relacionado à influência que o relacionamento entre professor e aluno possui sobre o processo de ensino, já que, a falta dela se configura como um impasse para transmição efetiva de conhecimentos. Logo, faz-se imprescindível que haja a capacitação dos professores com o objetivo de lidar com adversidades nas salas de aula.


     Ademais, vale destacar que a aprendizagem de forma passiva afeta diretamente o rendimento escolar, pois, além do discente não participar da aula de forma ativa, não há uma interação mais profunda entre educador e aprendiz. No século XIX, os docentes eram detentores do uso de poder e repressão através de castigos como, a palmatória, para "fins educacionais". Por outro lado, apesar da configuração do ensino ter notoriamente mudado bastante em relação à séculos passados, ainda há um distanciamento muito grande dos professores em relação aos alunos, o que os impede de percebe-los como indivíduos com particularidades distintas. Com isso, a discussão que envolve o tema "a relação entre professor e aluno e o processo de aprendizagem" permanece sem solução.


     Fica evidente, portanto, que a aprendizagem deve ocorrer de forma construtiva mediante à ajuda de professores. Diante disso, é dever das Instituições de Formação Profissional buscarem a especialização imediata de seus futuros formandos através da adição de matérias complementares à grande curricular com o objetivo de formar educadores capacitados e empáticos para que atuem como bons professores em seu futuro profisional. De mesmo modo, cabe ao Estado, em conjunto com o Ministério da educação, promover a criação de uma lei para que as instituições de ensino ofereçam atividades que estimulem a socialização entre discentes e docentes com o propósito de tornar o relacionamento em sala de aula mais leve e dinâmico. Assim, espera-se que sejam desenvolvidos laços afetivos entre ambas as partes e que a educação ocorra de forma construtiva e engajada.

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