logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira

 A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

“Odair José Borges está preso há oito anos. Pelas suas contas, deixará o presídio de Curitibanos, localizado na cidade catarinense de São Cristóvão do Sul, em 2017, por conta da remissão da pena obtida com seu trabalho de atividades gerais na administração da unidade prisional. Terá 35 anos. O tempo na prisão não foi, porém, totalmente desperdiçado. ‘Hoje estudo matemática, física e história. E estou no ensino médio’, diz, orgulhoso. ‘Pretendo sair e fazer um curso profissionalizante. Eu ainda não sei exatamente o quê, só sei que quero tocar minha vida para a frente.’ A penitenciária de Curitibanos, na qual Borges cumpre pena, é uma exceção no medieval sistema carcerário do Brasil. Na unidade todos trabalham e têm oportunidade de estudar. Nascido em família pobre, um de oito irmãos, o detento mal completou a quarta série do ensino fundamental. Culpa da distância entre sua casa e a escola e da necessidade de trabalhar para complementar a renda da família. Chegou a atuar como ajudante de produção em uma fábrica da Perdigão, antes de, segundo ele, ‘cometer um erro’. Seu maior receio é não ser aceito no mercado de trabalho quando deixar a cadeia. ‘Sempre dá aquele medo da rejeição, mas estou me preparando para reconstruir minha vida.’”

Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/uma-saida-para-o-caos-carcerario-6455.html

Exemplo

Em todo o mundo, em particular, no Brasil ,ex detentos tendem a sofrer com grandes dificuldades e preconceitos após cumprir sua pena . A sociedade acaba por excluir pessoas que cometeram atos infracionais,mesmo já tendo cumprido suas sentenças, dificultando ainda mais uma reconstrução de sua vida fora da prisão. Diante disso, são poucas as oportunidades, sem um emprego,sem fonte de renda,saúde e educação,muitos acabam participando das estatísticas de reincidência criminal.

Além disso, há casos em que além dessa desconfiança por parte dos cidadãos, na busca de um serviço , acabam percebendo alguns critérios , baseados em nível de escolaridade,qualificação e experiência, que os eliminam de imediato,somando o passado no crime, assim,não encontrando qualquer esperança, e na tentativa de prover recursos, acabam recorrendo novamente a prática criminosa.

Portanto, é perceptível a necessidade de medidas para que haja uma melhora nesse cenário. Cabe ao Estado juntamente do Sistema penitenciário ,com projetos de profissionalização durante cumprimento da pena, para que após sua volta ,tenham algum conhecimento e preparo para enfrentar o retorno a sociedade, diminuindo assim a chance de exclusão no mercado de trabalho, e a reincidência criminal.