O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira

É Fundamental analisar a questão sobre a reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira em seus diversos aspectos, como sendo de extrema relevância para a vida coletiva. No entanto, percebe-se que para a recolocação desses indivíduos na sociedade, assim como em qualquer outro fenômeno, há fatores que devem ser levados em consideração: o sistema penitenciário falido do Brasil e a falta de políticas públicas que promovam a ressocialização dos detentos, após a reclusão.
Em primeira analise, cabe ressaltar que, apesar do Brasil ser um país subdesenvolvido, ainda existem muitos problemas sociais que contribuem para o aumento da violência no país. Um deles é o sistema carcerário que, são obstáculos para a criação de uma sociedade digna e desenvolvida, devido às más condições dos presídios, o tratamento desumanos que os presos recebem e a falta de políticas públicas que beneficiem-os enquanto presos, como, por exemplos, cursos profissionalizantes dentro dos presídios, aulas para que os ajudem no melhor desenvolvimento como pessoas. Segundo, noticias divulgadas por vários canais de televisão, as más condições que os presos são submetidos facilitam a formação de facções criminosas dentro dos presídios, o que acaba refletindo no aumento da criminalidade fora deles.
Em segundo lugar, nota-se que, o grande problema da recolocação dos presos na sociedade , sobretudo no mercado de trabalho é o preconceito. Com isso, o ex-presidiário não consegue um trabalho honesto e acaba voltando para a criminalidade e quem sofre as consequências disso é o corpo social. Segundo o Conselho Nacional de Segurança Pública, o índice de reincidência no crime no Brasil, aumentou em torno de 60% a 70% nos últimos anos.
Desse modo, é indispensável, portanto, medidas para reverter esse cenário. Cabe, então ao Poder Público desenvolver ações com o auxílio de entes públicos e privados para garantir direitos de cidadania a todos. Por exemplo, campanhas que incentivem empresas a contratarem ex-presidiários em troca de isenção de impostos com objetivos de promover a reinserção ao mercado de trabalho e, consequentemente, na vida social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!