O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira

Descaso na recuperação de presidiários
Na penitenciária dos Curitibanos em Santa Catarina, os presidiários tem uma oportunidade de estudar e trabalhar, lhes é oferecida a chance de alterar o rumo de sua trajetória. Infelizmente, esse tipo de cárcere é uma minoria em meio ao falho sistema carcerário brasileiro, que atua em condições precárias e impulsiona ainda mais o crime organizado, liberando na sociedade criminosos ainda piores. Sendo assim, convém analisar as principais causas da má reinserção dos ex-presidiários na sociedade brasileira.
Primeiramente, pode-se observar que há falta de investimentos em relação a programas de recuperação do indivíduo no sentido escolar e trabalhista. Grande parte da população carcerária não teve acesso ao ensino fundamental e superior, diminuindo assim sua chance de conseguir um emprego qualificado com uma remuneração adequada ao seu próprio sustento e o de sua família, tendo que recorrer assim, a criminalidade como último meio de sobrevivência . Assim lhes dar capacitações na área da educação e do trabalho irá fazer com que, quando soltos, não recorram novamente ao crime, podendo se enquadrar na sociedade novamente.
Outro fator são as condições precárias as quais os presos estão submetidos, celas lotadas, péssimas condições de higiene e além disso a violência por parte de agentes e de outros presos. Essas condições sub-humanas, que estão presentes na maior parte dos sistemas carcerário do Brasil, ferem os direitos humanos, colocando os presos em condição de extrema inferioridade, sendo assim inadmissível. Ainda, ao sujeitá-los a isso, a alternativa de um futuro diferente é brutalmente retirada, não lhes dando uma segunda opção aos erros cometidos.
Sendo assim, está claro que precisam ser feitas alterações no sistema carcerário brasileiro o mais rápido possível, para evitar que essa sucessão de eventos continue. O Ministério da Justiça precisa atuar em programas para recuperação dos presidiários a fim de que e estes não voltem a cometer crimes, para isso investir em programas de educação e trabalho qualificados é essencial. Somente ao se assegurar estes dois âmbitos ao preso ele terá uma boa reinserção na sociedade, voltando a ter seus plenos direitos como cidadão brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!